Geraldo Julio coloca dois ex-secretários do Recife no comando dos portos do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 14/01/2021 às 21:05
X

Nesta quarta-feira, o blog informou que, mesmo sem governo do Estado querer confirmar, extraoficialmente fontes da área portuária já informavam que o presidente de Suape Leonardo Cerquinho saiu desde anteontem do comando do complexo industrial portuário.

Procurado pelo blog, o telefone de Cerquinho esteve indisponível durante todo o dia desta quarta.

O nome cotado para o lugar dele é Roberto Gusmão, ex-Emlurb, nos governos do PSB com Geraldo Julio. O presidente do Porto do Recife, Jaime Alheiros, também deve sair do posto.

Oficialmente, Geraldo Julio ainda não havia nomeado sua equipe, o que começou a se desemhar nesta quinta-feira.

Depois que o PP perdeu o comando de Suape, o governador Paulo Câmara nomeou Leonardo Cerquinho em sua cota pessoal, mas o cargo é comandado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, comandada agora pelo ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB).

A nomeação indica a força do secretário Geraldo Julio no governo do Estado. Ilustra ainda o comprometimento do governador Paulo Câmara com o projeto do PSB, sem maiores vaidades.

Pois bem.

Foto: Divulgação

Veja a nota oficial divulgada nesta quinta-feira.

A partir de 1? de fevereiro, o Porto do Recife e o Complexo Industrial Portuário de Suape terão nova gestão. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, escolheu o administrador de empresa e mestre em Gestão Pública, Marconi Muzzio, para o posto de presidente do Porto do Recife e o engenheiro e ex-secretário de infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão, para a presidência do Porto de Suape. A nova estrutura assume o desafio de ampliar os projetos estruturadores para os terminais e consolidar Pernambuco como um centro logístico na movimentação de cargas no Nordeste.

O empresário e engenheiro agrônomo com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Roberto Gusmão, foi presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e secretário de Infraestrutura do Recife. Ele assume o lugar de Leonardo Cerquinho no Porto de Suape, na fase em que o ancoradouro atinge uma marca histórica. O Balanço anual contabiliza 25,6 milhões de toneladas movimentadas em 2020, um aumento de 7,53% em relação a 2019, quando o porto movimentou 23,8 milhões de toneladas. Em números absolutos, são 1,8 milhão de toneladas a mais. É o maior volume já registrado nos 42 anos de Suape e acima da meta estabelecida para o ano, marcado por uma pandemia que atingiu a economia mundial.

Já no Porto do Recife, o desafio passa para as mãos de Marconi Muzzio. Ele é analista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e foi Secretário Executivo de Turismo do Estado em 2011. Em 2013, assumiu a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife, depois a Chefia de Gabinete do Prefeito em 2017 e voltou à Administração em 2019, ano em que foi designado membro do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social – CONAPREV.

Ele é o 23º (entre titulares e interinos) presidente a assumir o comando do ancoradouro recifense, desde o convênio de delegação firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União Federal em junho de 2001 e que passou a administração e exploração do Porto Organizado do Recife para o Estado de Pernambuco por intermédio da empresa Porto do Recife S.A. Muzzio vai substituir o arquiteto e urbanista Jaime Alheiros. Em 2020, o Porto do Recife cresceu 12%.

Tags

Autor