Augusto Coutinho defende derrubada de PL que esvazia poder dos governos sobre a polícia

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 12/01/2021 às 17:20
X

O deputado Augusto Coutinho (Solidariedade) comentou e se posicionou contra a possibilidade de restringir o poder dos governadores sobre as polícias militar e civil.

“Não faz o menor sentido no ambiente democrático os dois projetos que chegaram ao Congresso visando reduzir o poder dos governadores sobre as polícias militar e civil. É totalmente despropositada esta ideia de tirar o controle das polícias dos estados. Sou contra qualquer movimentação nesse sentido”, afirmou em uma publicação no Instagram

Coutinho ressaltou, ainda, que tal proposta “se opõe completamente ao que temos lutado e defendido muito, a dizer: fazer com que o pacto federativo exista de fato, descentralizando o poder e dividindo ele melhor e de maneira mais justa entre os entes federados.”

Ao todo são dois os projetos de lei orgânica das polícias civil e militar que reduzem o poder dos governadores sobre a PM e a polícia civil e que estão para serem votados no Congresso.

Eles promovem mudanças profundas nas estruturas das polícias, incluindo, até mesmo, a criação da patente de general, atualmente exclusiva das forças armadas, no âmbito da PM.

Outro ponto sensível do projeto é a constituição de um Conselho Nacional da Polícia Civil subordinado à União.

Esta pauta é defendida por aliados do presidente Bolsonaro.

Governadores de vários estados e de diferentes partidos têm se unido contra o texto.

A greve dos policiais do Ceará quase acabou na morte de um senador da República.

Tags

Autor