Estado diz que data de 20 de janeiro para vacinação é 'possibilidade de cronograma' do ministério da Saude

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 11/01/2021 às 15:09
X

Em reportagem do UOL, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informa que o dia 20 de janeiro deve marcar o início da vacinação no Brasil, se a Anvisa aprovar as vacinas que já pediram registro no órgão. Mais cedo, as autoridades de saúde da cidade de Belo Jardim anteciparam a data no Estado, depois de uma live com o Governo do Estado, uma vez que os prefeitos precisam ser avisados da chegada do material para montar a distribuição nas cidades. Até aqui, não havia uma data por parte das autoridades locais.

Pois bem.

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) disse que, durante a reunião extraordinária da Câmara Técnica entre a SES-PE e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE), na manhã desta segunda-feira (11/01), "apenas foi dito" que o próprio Ministério levantou a possibilidade de cronograma, caso todas os trâmites sejam concluídos de forma célere.

"Mas ratifica-se que não há nenhuma confirmação sobre esse calendário".

"... diferente do que foi informado pela Secretaria de Saúde de Belo Jardim, não há, ainda, data confirmada pelo Ministério da Saúde (MS) para recebimento das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no Estado. Neste momento,os imunizantes ainda estão em análise pela Anvisa para ter liberação de uso".

Em relação aos tipos de vacina que serão adquiridas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), também foram informadas na reunião aquelas que possuem mais chances de chegar aos brasileiros, mas, da mesma forma, ainda não há confirmação do MS, visto que nenhum imunizante teve ainda aprovação de uso pela Anvisa.

"A Secretaria Estadual de Saúde reforça que o Governo do Estado tem realizado todas as ações e aquisição de insumos que lhe cabe para garantir a vacinação contra a Covid-19 na população pernambucana tão logo as doses sejam disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização".

Tags

Autor