Covid-19: UFPE disponibiliza ultrafeezers para armazenar até 1 milhão de vacinas

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 11/01/2021 às 10:23
X

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, nesta segunda-feira (11), que ofereceu ao Governo Federal e ao Governo de Pernambuco a sua infraestrutura para armazenamento de doses de vacinas contra a covid-19 em baixas temperaturas.

Segundo a universidade, estão disponíveis, por exemplo, a rede de ultrafreezers (com temperaturas de até -80°C) e câmaras frias.

Em ofício encaminhado ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, à superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ana Paula Amorim Batista, ao governador do estado, Paulo Câmara, e ao secretário estadual de Saúde, André Longo, na última sexta-feira (8), o reitor Alfredo Gomes coloca a instituição à disposição para visitas, agendas, grupos de trabalho e reuniões.

ufpe campus Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

"Até fevereiro, a UFPE se propõe a disponibilizar oito ultrafreezers de 728 litros, certificados pela Anvisa, com controle remoto da variação de temperatura, e dez câmaras frias de 572 litros para acondicionamento de vacinas que demandam armazenamento entre 2°C e 8°C, o que totaliza uma capacidade de receber cerca de um milhão de doses de vacina contra a Covid-19", diz nota da universidade.

“No prédio que atualmente sedia o Laboratório de Campanha de Diagnóstico da Covid-19, no Campus da UFPE, há salas apropriadas e disponíveis que poderão receber, no total, 22 ultrafreezers, com condições adequadas de biossegurança, bem como climatizadores, estabilizadores e gerador de energia”, diz o reitor Alfredo Gomes, no documento.

"Cabe ressaltar a capacidade institucional para o armazenamento de insumos estratégicos para a saúde que demandam temperaturas reduzidas, posto que algumas vacinas requerem atenção especial para seu armazenamento e logística, a exemplo da Pfizer-BioNTech Covid-19, da vacina Sinovac/Instituto Butantan, Moderna e AstraZenca/Oxford”, acrescenta o ofício.

De acordo com a professora Maira Galdino da Rocha Pitta, que é coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino da UFPE (Nupit), está em processo de autorização mais uma sala de vacinação na UFPE, além da existente no Hospital das Clínicas (HC).

Tags

Autor