Mesa diretora da Câmara Municipal do Cabo recua e empossa vereador preso, por videoconferência, sem previsão no regimento interno

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 08/01/2021 às 16:20
X

Segue a novela do vereador do Cabo que foi preso no mês de julho do ano passado, por suposta rachadinha, trocou de nome para as eleições de novembro, elegeu-se e esta em meio a uma polêmica por não poder ir assumir o mandato presencialmente por estar no Cotel, em Abreu e Lima. Flávio do Forum, como era conhecido, é pastor e depois da prisão no ano passado começou a usar na urna outro nome, Irmão Flávio. Ele é do PL, mesmo partido do prefeito Keko do Armazém. Ele recebe os salários integrais desde o ano passado.

Para boa parte da oposição, a posse foi absolutamente irregular por ter sido feita sem publicidade ou convocação de sessão. É que não há a previsão de videoconferência no regimento da casa. "Art. 15 Não se verificando a posse do Vereador, do Prefeito ou Vice–Prefeito no momento fixado, deverá ela ocorrer no prazo de 10 (dez) dias, perante à Câmara, durante a sessão ordinária ou extraordinariamente convocada para esse fim".

"Bem, é permitido ao vereador eleito tomar posse em até 10 (dez) dias contados da sessão de instalação, salvo, por motivo justo e aceito pela Câmara. Mas essa posse somente pode ocorrer em aessão ordinária ou sessão extraordinária, e não em petit com Petit Comitê. Nenhum vereador que não fosse da Mesa Diretora ficou sabendo. A revolta dos vereadores é que ficaram sabendo pelos corredores e estão recebendo o desgaste público Nunca tinha sido vista uma posse por zoom e às escondidas"

O site da Câmara confirmou, nesta quinta, que a posse aconteceu através de videoconferência.

"Vereador toma posse. A Mesa Diretora da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho empossou, nesta quarta-feira (06.01), através de videoconferência, o vereador Flávio Átila da Silva Leite (PL). A Câmara do Cabo é composta por 21 vereadores, 4 a mais que a legislatura anterior" informa uma curta mensagem oficial.

Entenda a polêmica, em post do começo da semana

Aliados de Lula Cabral no Cabo estão se divertindo com uma inusitada situação criada pelas eleições locais. “O presidente da Câmara do Cabo e os componentes da Mesa Diretora vão ao COTEL empossar o vereador Flávio do Fórum quando?”, questionam.

O vereador eleito e diplomado não pode frequentar prédios públicos por medida cautelar. À Mesa Diretora da Câmara Municipal só restaria duas alternativas: Ir ao COTEL empossar ou notificar para, no prazo de 10 dias, declarar vago o cargo e efetivar o primeiro suplente, Nia VIP Car.

Nesta semana, a Câmara cancelou a posse dele por meio do Ato 001/2021 da mesa diretora.

O vereador Ricardo Carneiro (MDB) é aliado do prefeito Keko do Armazém e foi eleito presidente da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, com 20 votos, todos os vereadores presentes no dia da eleição, no primeiro dia do ano.

Durante a campanha eleitoral, Ricardinho esteve ao lado do prefeito eleito Keko do Armazém e obteve 1.082 votos.

A mesa diretora é composta pelo 1ª vice-presidente Del da Autoescola (PL), 2ª vice-presidente Naelson (PSC), 1ª secretária Gisele de Dudinha (PTC) e 2ª secretário Bruno Villar (PSB).

Tags

Autor