MP do Estado define os três mais votados para lista tríplice. Paulo Câmara vai escolher nome

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 04/01/2021 às 17:15
X

Os membros do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) escolheram para formar a lista tríplice os promotores de Justiça: Paulo Augusto de Freitas, chefe de gabinete do atual procurador geral, com 299 votos; Marcos Carvalho, de oposição, com 195 votos; e Maviael de Souza Silva, atual secretário geral, com 183 votos.

Participaram do processo de votação promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça de todo o Estado.

A Lista Tríplice, conforme rito tradicional, em Pernambuco, foi encaminhada ao governador do Estado de Pernambuco, hoje, 4, que irá fazer a escolha da nova liderança do MPPE.

“A eleição ocorreu de forma tranquila e sem nenhuma intercorrência. A grande maioria realizou a votação de forma remota e recebemos, alguns membros para votar presencialmente. Tivemos poucas intercorrências num universo geral de membros votantes, o Colégio de Procuradores de Justiça esteve reunido a todo o momento, acompanhando o passo a passo das eleições. Concluímos a ata e o presidente do CPJ, o atual procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, é que remete a lista ao governador do Estado”, disse a promotora de Justiça e presidente da Comissão Eleitoral, Maria Ivana Botelho.

Os trabalhos foram coordenados pela Comissão Eleitoral, formada pelas promotoras de Justiça Maria Ivana Botelho, Áurea Rosane Vieira e Sônia Carneiro Rocha, que se reuniu no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Dos 439 membros aptos a votar, 438 compareceram às urnas para a escolha de três nomes da lista que, neste ano, teve quatro candidatos.Que teve, ainda, dois votos nulos e um branco.

A eleição para a lista tríplice aconteceu pela primeira vez de forma remota, com o uso de cédulas eletrônicas acessíveis por meio de computador, celular ou outros dispositivos conectados à internet.

Por volta das 8h45, a Comissão Eleitoral realizou o procedimento de liberação do pleito, emissão da zerésima e programação dos balanços parciais de votação.

Em seguida, a presidente da Comissão se dirigiu aos promotores e procuradores de Justiça, na transmissão do YouTube, para anunciar o início da votação.

Como já era esperado pela Comissão Eleitoral, o uso do sistema eletrônico Votus agilizou o andamento da votação.

Nas duas primeiras horas da eleição um total de 295 membros do MPPE, o equivalente a 67% do total apto a votar, já havia manifestado sua escolha.

"É uma eleição diferente, sem contato pessoal, mas é uma eleição segura, pois estamos obedecendo todas as normas para evitar a infecção pelo novo Coronavírus. E também é uma eleição mais prática, já que podemos votar de onde estivermos, sem precisar de deslocamento ou qualquer outro transtorno. Desejo que todos nós possamos exercer o direito e o dever de escolher os nomes que comporão a lista da qual vai sair o nosso próximo procurador-geral", disse a promotora de Justiça e presidente da Comissão, Maria Ivana Botelho.

Tags

Autor