publicidade
30/12/20

João Campos cumpre promessa de não ter nomes do PT na futura gestão

30 / dez
Publicado por jamildo em Notícias às 18:48

Antes do racha provocado pela campanha de Marília Arraes com os antigo aliados socialistas, na campanha deste ano, o PT ocupava a secretaria de Saneamento do Recife, nos últimos anos.

Na lista final divulgada nesta quarta-feira, o prefeito eleito deixou claro que a ruptura com os antigos aliados é para valer.

De acordo com a nova gestão, os eventuais remanescentes petistas serão desligados na virada do ano. Os secretários que vão assumir em primeiro de janeiro terão a diretriz de não indicar ou manter petistas no organograma da PCR. Caberá aos secretários a formação das suas equipes, mas sem os antigos aliados.

Secretária de saneamento – Erika Moura

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Politécnica de Pernambuco (UPE), com pós-graduação em Saneamento e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pela Engeconsult Consultores Técnicos Ltda., tem atuado como gerente de contratos em serviços realizados em âmbito estadual e até nacional.

Veja abaixo, mais nomes anunciados em bloco nesta quarta-feira

Secretária de Habitação – Maria Eduarda Medicis

Formada em Arquiterura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), também tem especialização em Direito Urbanístico e Ambiental pela PUC de Minas Gerais. É sócia fundadora da AC Arquitetura, escritório de projetos de arquitetura, paisagismo e urbanismo, atuou como gerente técnica da Secretaria das Cidades e gerente de acompanhamento de obras e infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 do Governo de Pernambuco, além de ter sido assessora técnica da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. É gestora de articulação regional da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão.

Secretário de Política Urbana e Licenciamento – Leonardo Bacelar

Formado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Executivo em Administração Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Coordenador Executivo na Diretoria de Planejamento e Urbanismo do Complexo Industrial e Portuário de Suape. Atuou na Prefeitura da Cidade do Recife onde foi Secretário Executivo de Administração e Finanças do Gabinete de Projetos Especiais da cidade do Recife, Secretário Executivo de Desapropriação do Gabinete de Projetos Especiais da cidade do Recife, Diretor Executivo de Regularização Fundiária e Desapropriação da Secretaria de Infraestrutura e Habitação da cidade do Recife, Diretor de Limpeza urbana da cidade do Recife, coordenador Programa Chegando Junto e é membro do Conselho de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Recife como representante da Secretaria de Infraestrutura e Habitação.

Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Carlos Ribeiro

Engenheiro agrônomo e advogado, especialista em conservação do solo e atuação na área do direito ambiental, servidor de carreira da secretaria de meio ambiente do Recife (concursado em 2008), presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiental secção Pernambuco (ANAMMA/PE) e diretor nacional do Bioma caatinga. Foi analista ambiental do estado por 10 anos e atua como secretário executivo de licenciamento e controle ambiental desde 2013.

Outros secretários já confirmados

Dez secretarias já estão com titulares anunciados pelo prefeito eleito João Campos.

Além de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, possuem titulares confirmados as áreas de Educação, Saúde, Cultura, Infraestrutura, Planejamento, Desenvolvimento Social, Finanças, Segurança Cidadã e Trabalho.

LEIA TAMBÉM:
> Maíra Fischer deixa Governo de Pernambuco e será secretária de Finanças do Recife na gestão de João Campos
> Economista Felipe Matos assumirá planejamento na gestão de João Campos
> Marília Dantas deixa Emlurb e será a secretária de Infraestrutura do Recife na gestão João Campos

Educação

No domingo (27), Campos anunciou, por meio das redes sociais, que Fred Amancio comandará a secretaria de Educação, e Luciana Albuquerque vai chefiar a pasta da Saúde.

Fred Amancio é o atual titular da educação no Governo de Pernambuco. Com a saída, o governador Paulo Câmara terá de escolher um novo nome para a pasta educacional.

Fred Amancio substitui o atual secretário Bernardo D’Almeida. Os mais cotados para substituir Amancio no Governo do Estado são o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Rebelo, e o prefeito Geraldo Julio.

LEIA TAMBÉM:
> Teresa Leitão aponta ‘péssima herança’ de Fred Amâncio na educação de Pernambuco: ‘rasgou plano de cargos e carreiras’
> Aliado socialista rebate críticas de Teresa Leitão a Fred Amâncio, novo secretário de educação do Recife

fred amancio
Foto: Divulgação

Saúde

Já na Secretaria de Saúde do Recife, a titular, a partir de 2021, será a sanitarista Luciana Albuquerque, atual executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Ela é uma das principais auxiliares do secretário estadual de Saúde, André Longo.

A ida de Luciana para a Prefeitura provocará alteração nos auxiliares de André Longo na Secretaria Estadual de Saúde em meio à pandemia da covid-19.

Luciana vai suceder o atual secretário Jailson Correia no comando da Saúde do Recife.

luciana albuquerque
Foto: Redes sociais/Divulgação

Cultura

O jornalista e professor Ricardo Mello foi anunciado por João Campos como novo secretário de Cultura do Recife.

Ricardo Mello vai suceder, na Secretaria de Cultura do Recife, a atual ocupante do cargo, Leda Alves.

Um dos primeiros desafios de Ricardo Mello na pasta será organizar suporte ao setor cultural para o período do Carnaval, que foi suspenso e não ocorrerá em fevereiro em razão da pandemia do coronavírus.

Apesar da suspensão ter sido feita pelo Governo de Pernambuco, movimentos culturais deverão procurar a prefeitura do Recife, cidade que é o principal polo da folia no estado, para tentar viabilizar parcerias para suprir a ausência da festa, considerada uma das principais fontes de renda do ano para músicos e artistas.

Foto: Divulgação

Infraestrutura

Nesta segunda-feira (28), a engenheira Marília Dantas foi confirmada como secretária de Infraestrutura do Recife.

Marília é a atual presidente da Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife) na gestão de Geraldo Julio.

marilia dantas
Foto: Daniel Tavares/PCR

Planejamento e Gestão

Já na Secretaria de Planejamento e Gestão do Recife, o titular a partir de 2021 será o economista Felipe Martins Matos. O nome já era esperado por ter trabalhado na campanha de João Campos no Recife.

Segundo o prefeito eleito, Felipe tem “uma carreira com foco em gestão na iniciativa privada, onde demonstrou liderança técnica e coordenou importantes projetos, além de ter atuado como executivo e diretor no setor privado”.

felipe martins matos
Foto: Divulgação

Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

João Campos (PSB) confirmou também a manutenção da assistente social Ana Rita Suassuna como secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.

Ana Rita Suassuna é titular do cargo na gestão do prefeito Geraldo Julio. Até o momento, com sete secretários anunciados, ela é a única do atual governo que seguirá com João Campos.

Um dos desafios de Ana Rita Suassuna será tirar o Recife do posto de capital mais desigual do país, conforme revelado por levantamento do IBGE em novembro.

ana rita suassuna
Foto: Câmara Municipal do Recife/Divulgação

Finanças

A economista Maíra Fischer será a secretária de Finanças do Recife na gestão de João Campos. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito nesta terça-feira (29) em rede social.

Maíra atualmente é secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Agora, deixa o governo Paulo Câmara e passará a ser titular da pasta de Finanças do Recife.

O nome de Maíra Fischer já era esperado para uma secretaria da área econômica, já que ela é uma das coordenadoras da transição para o governo de João Campos no Recife.

maira fischer

Segurança Cidadã

Atual secretário de Segurança Urbana na gestão de Geraldo Julio, Murilo Cavalcanti é da cota do MDB, partido da base aliada de João Campos.

“O administrador de empresas e inovador social Murilo Cavalcanti será o nosso secretário de Segurança Cidadã do Recife. Especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão”, disse João Campos.

Murilo Cavalcanti (Foto: Divulgação)

Trabalho

A advogada Adriana Rocha será a secretária do Trabalho na gestão de João Campos no Recife. Ela é indicação do PDT, partido também da vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão, é advogada e foi candidata a vereadora pelo partido, sendo a segunda mais votada da legenda pedetista, mas não se elegeu.

“A advogada Adriana Rocha estará, a partir de janeiro, à frente da pasta. Formada em Direito pela Faculdade de Direito do Recife-UFPE, mestra em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, professora de Direito Constitucional na UNICAP e ex-Conselheira Federal da OAB”, escreveu João Campos nas redes sociais.

Foto: Guga Matos / JC Imagem


FECHAR