publicidade
28/12/20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

João Campos anuncia novo secretário de Cultura do Recife

28 / dez
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 9:51

O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (28), o jornalista e professor Ricardo Mello como novo secretário de Cultura do Recife.

“O jornalista e professor Ricardo Mello será o secretário de Cultura do Recife. Mestre em Comunicação pela UFPE, consultor, escritor, documentarista e produtor cultural”, disse João Campos em rede social.

LEIA TAMBÉM:
> Marília Dantas deixa Emlurb e será a secretária de Infraestrutura do Recife na gestão João Campos
> Sem vacinação, Paulo Câmara vai suspender Carnaval de 2021
> João Campos anuncia Fred Amâncio e Luciana Albuquerque como secretários de Educação e de Saúde do Recife
> Fred Amâncio assumirá secretaria de Educação de João Campos na Prefeitura do Recife
> Teresa Leitão aponta ‘péssima herança’ de Fred Amâncio na educação de Pernambuco: ‘rasgou plano de cargos e carreiras’
> Aliado socialista rebate críticas de Teresa Leitão a Fred Amâncio, novo secretário de educação do Recife

“Ricardo tem uma ligação forte com a área, tanto produzindo cultura como em formulação e gestão. Ele foi da coordenação da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia e diretor cultural da Aliança Francesa do Recife, coordenou e atuou em projetos culturais, principalmente na literatura e no audiovisual, como o Escola de Leitores, voltado para estudantes da rede estadual”, disse João Campos.

> Cidade do Recife pode ter Carnaval fora de época em julho ou agosto

“(Ricardo) Concebeu e roteirizou “Nosso Ofício”, série documental televisiva nacional, assim como “Pernambuco, Patrimônio Vivo – Na Estrada do Sempre”. Estreou no audiovisual dirigindo o documentário “PE na França, cantadores na Terra dos Trovadores”, em 2005. Autor do espetáculo “Opereta de Cordel”, Ricardo Mello assina muitas obras no campo da poesia, com ênfase no público infanto-juvenil”, acrescentou o prefeito eleito.

João Campos toma posse como prefeito do Recife na próxima sexta-feira (1º), sucedendo o aliado Geraldo Julio, também do PSB.

Ricardo Mello vai suceder, na Secretaria de Cultura do Recife, a atual ocupante do cargo, Leda Alves.

Carnaval

Um dos primeiros desafios de Ricardo Mello na pasta será organizar suporte ao setor cultural para o período do Carnaval, que foi suspenso e não ocorrerá em fevereiro em razão da pandemia do coronavírus.

Apesar da suspensão ter sido feita pelo Governo de Pernambuco, movimentos culturais deverão procurar a prefeitura do Recife, cidade que é o principal polo da folia no estado, para tentar viabilizar parcerias para suprir a ausência da festa, considerada uma das principais fontes de renda do ano para músicos e artistas.

O anúncio da suspensão do evento foi feito em 17 de dezembro pelo Governo de Pernambuco. A medida também é válida para festas e shows públicos e privados. No início de dezembro, esses eventos, incluindo de natal e de ano novo, foram proibidos pelo governo estadual.

> Músicos pernambucanos pedem contrapropostas para suspensão do Carnaval 2021

galo da madrugada 2020
Foto: Tião Siqueira/JC Imagem

“Para quem vivencia e faz o Carnaval, ele não é apenas um evento ou data turística, mas a expressão profunda e multifacetada da nossa cultura, além de vetor importante de renda, trabalho, dignidade e identidade”, disseram músicos em manifesto do dia 18 de dezembro.

“Por tudo isso é preciso que, juntamente com a responsável e inevitável suspensão da festa de rua, inviabilizada por conta da pandemia da Covid-19, também sejam apresentadas soluções que respeitem mestras e mestres, artistas, equipes técnicas, agremiações, grupos de cultura popular e todas as pessoas que são o coração da mais grandiosa das nossas expressões culturais”, acrescentaram os músicos, liderados pelo coletivo “Acorde pela Música”.

O Carnaval é um dos principais eventos do calendário turístico e cultural de Pernambuco.

> ‘Setor de eventos voltou para a UTI após suspensão do Carnaval’, diz representante do setor de eventos em Pernambuco. Turismo cobra investimentos

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Educação e Saúde

O nome do novo secretário de Cultura, Ricardo Mello, é o terceiro do secretariado a ser anunciado pelo prefeito eleito João Campos.

Neste domingo (27), Campos anunciou, por meio das redes sociais, que Fred Amancio comandará a secretaria de Educação, e Luciana Albuquerque vai chefiar a pasta da Saúde.

Fred Amancio é o atual titular da educação no Governo de Pernambuco. Com a saída, o governador Paulo Câmara terá de escolher um novo nome para a pasta educacional.

Fred Amancio substitui o atual secretário Bernardo D’Almeida. Os mais cotados para substituir Amancio no Governo do Estado são o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Rebelo, e o prefeito Geraldo Julio.

fred amancio
Foto: Divulgação

Já na Secretaria de Saúde do Recife, a titular, a partir de 2021, será a sanitarista Luciana Albuquerque, atual executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Ela é uma das principais auxiliares do secretário estadual de Saúde, André Longo.

A ida de Luciana para a Prefeitura provocará alteração nos auxiliares de André Longo na Secretaria Estadual de Saúde em meio à pandemia da covid-19.

Luciana vai suceder o atual secretário Jailson Correia no comando da Saúde do Recife.

luciana albuquerque
Foto: Redes sociais/Divulgação


FECHAR