
Músicos pernambucanos pedem contrapropostas para suspensão do Carnaval 2021
SUSPENSÃO DO CARNAVAL SIM!
FALTA DA DIÁLOGO E DE APOIO, NÂO!!
Nós, musicistas, produtoras e produtores, trabalhadores e trabalhadoras da área técnica, fazedoras e fazedores de cultura popular que integramos o ACORDE – Levante pela Música de Pernambuco solicitamos que o Governo de Pernambuco abra um diálogo com a classe para minimizar os danos causados pela suspensão do Carnaval de Pernambuco.
Para quem vivencia e faz o Carnaval, ele não é apenas um evento ou data turística, mas a expressão profunda e multifacetada da nossa cultura, além de vetor importante de renda, trabalho, dignidade e identidade.
Por tudo isso é preciso que, juntamente com a responsável e inevitável suspensão da festa de rua, inviabilizada por conta da pandemia da Covid-19, também sejam apresentadas soluções que respeitem mestras e mestres, artistas, equipes técnicas, agremiações, grupos de cultura popular e todas as pessoas que são o coração da mais grandiosa das nossas expressões culturais.
Ressaltamos que o Acorde construiu nos últimos meses, fruto de amplo debate, escutas com a classe e uma pesquisa com a participação de mais de 700 pessoas, uma proposta que traz ações e iniciativas viáveis para a realização do Carnaval possível, baseado em transmissões ao vivo e na produção de conteúdos audiovisuais disponibilizados na internet, com respeito aos protocolos de segurança.
Que garanta trabalho e renda para as pessoas que fazem o Carnaval, e também seja capaz de amenizar, no coração do folião, a falta que fará não estar nas ruas, brincando junto com a multidão.
Nos colocamos à disposição para o diálogo, e para a apresentação da proposta criada coletivamente pelo Acorde.
#acordepelamusicape
@acordepelamusica
@governope
@culturape
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.