
Rejeição dos cabos eleitorais marcou eleição no Recife em 2020
Em uma das eleições mais polarizadas e radicalizadas que o Recife já viveu, também chamou a atenção a elevada rejeição daqueles que poderiam ser os principais cabos eleitorais do candidatos em disputa. A situação ajudou a ampliar o clima de hostilidades nas redes sociais e no guia eleitoral dos candidatos.
O Ibope, sem sua mais segunda pesquisa de opinião sobre a reta final da disputa no Recife, perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de modo algum. Os dois candidatos aparecem empatados, dentro da margem de erro.
Marília Arraes, que foi alvo de intensa pancadaria após o fim do primeiro turno, apareceu com 41% de rejeição. João Campos, duramente atacado por todos os adversários no primeiro turno, apareceu com 38% de rejeição.
Os cabos eleitorais não ficavam atrás.
No caso do prefeito Geraldo Julio, do PSB, que voltou nesta quarta a aparecer no guia de João Campos, a rejeição soma 39%, sendo 12% de ruim e 27% de péssimo. 6% avalia a gestão como ótima e 37% diz que é regular.
O governador Paulo Câmara tem avaliação negativa de 43%, sendo 13% de ruim e 30% de péssima. 38% acha a gestão regular, 5% ótima e 12% boa.
Bolsonaro tem 46% de rejeição, sendo 8% de ruim e 38% de péssimo. 10% acha a gestão boa e 13% ótima. Regular fica em 28%.
Leia mais
Marília Arraes anuncia apoio de 12 congregações evangélicas, em busca de voto conservador
João Paulo desafia PC do B e anuncia voto em Marília Arraes
> PT do Estado comemora voto de João Paulo em Marília Arraes
> Em alusão à Tulio Gadelha, Lupi diz que PDT não tem espaço para ‘traíra e vaidoso’
> No Recife, Ciro Gomes atrela eleição de João Campos e Isabella ao cenário político nacional
> João Campos faz campanha ao lado de Ciro Gomes na Zona Norte do Recife. Tulio Gadelha ironiza PDT
> Tulio Gadêlha declara apoio a Marília Arraes no segundo turno do Recife
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.