publicidade
29/11/20
Foto: Rodolfo Loepert/Divulgação
Foto: Rodolfo Loepert/Divulgação

Com vitória no Recife, PSB ‘recupera’ derrotas sofridas na Região Metropolitana no 1º turno

29 / nov
Publicado por José Matheus Santos em Eleições às 18:59

Com a vitória de João Campos no Recife, o PSB supre parcialmente as derrotas eleitorais que sofreu no primeiro turno em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).

No primeiro turno, os palanques que o PSB integrou saíram vitoriosos em quatro das 13 cidades da Região Metropolitana.

A RMR é considerada importante após a finalização do pleito municipal porque, a partir do mapa eleitoral dos prefeitos, os partidos começaram a adotar as suas respectivas táticas eleitorais para as eleições seguintes, em 2022.

Daqui a dois anos, estará em disputa o cargo de governador, além de um senador, 25 deputados federais e 49 deputados estaduais. Além disso, os estados são bases eleitorais para a disputa pela Presidência da República.

O mais cotado do PSB para disputar o Governo de Pernambuco na sucessão de Paulo Câmara é o atual prefeito do Recife, Geraldo Julio, que apoiou João Campos na disputa do comando da capital do estado.

No Grande Recife, o PSB saiu derrotado diretamente em três cidades. Os palanques que o partido integrou perderam em outras duas.

O Cabo é um exemplo, com a derrota do aliado Lula Cabral, do PSB, para Keko do Armazém, do PL e apoiado por Armando Monteiro Neto. A cidade é uma das mais ricas da RMR, dividindo o complexo industrial e portuário de Suape com Ipojuca, onde Célia Sales (PTB) bateu Carlos Santana (PSB) nas urnas.

Em Jaboatão dos Guararapes, outra cidade das mais importantes economicamente na RMR, o oposicionista Anderson Ferreira, do PL, manteve com facilidade o comando da cidade.

As vitórias de socialistas em São Lourenço da Mata, com Vinícius Labanca, e em Moreno, com Edmilson Cupertino, desbancando Vavá Rufino, um aliado de Monteiro Neto, ajudaram a compensar o quadro, mas são cidades menores politicamente e economicamente.

Em Olinda, João Paulo (PCdoB) foi derrotado pelo Solidariedade, de Lupércio Nascimento, que se reelegeu.

Os socialistas tiveram uma vitória em Camaragibe, com a reeleição de Nadegi Queiroz. O PSB teve o vice, Délio Júnior, na chapa da prefeita reeleita.

Em Abreu e Lima e em Itapissuma, venceram a eleição para prefeito dois aliados do PSB: Flávio Gadêlha (PSL) e Zé de Irmã Teca (PSD), respectivamente. Por sua vez, em Igarassu, Professora Elcione (PTB) saiu vitoriosa, apoiada pelo prefeito Mário Ricardo (PTB), de oposição ao PSB.

O PSB amargou ainda derrotas importantes também no interior, em especial nas cidade de Caruaru e Petrolina, com Raquel Lyra e Miguel Coelho reeleitos. Ao lado de Anderson Ferreira, de Jaboatão, são potenciais candidatos ao governo do Estado após o teste nas urnas com novas vitórias incontestes.


FECHAR