publicidade
21/10/20
Foto: Tiago Calazans/Divulgação
Foto: Tiago Calazans/Divulgação

Vereadores querem aprovar requerimento para cassar título de cidadã para Patrícia Domingos, após fala sobre Recífilis

21 / out
Publicado por jamildo em Notícias às 16:57

A fala de cunho pejorativo Recífilis, usada pela candidata do Podemos no Recife, Patrícia Domingos, nas redes sociais no passado e reavivada agora por adversários na disputa política, continua repercutindo, incluive no meio político e não apenas nas redes sociais.

Veja lista dos vereadores que estão pedindo revogação do título de cidadã do Recife para Patrícia Domingos

Em um gesto simbólico, vereadores do Recife estão coletando assinaturas para retirar a oferta de um título para a delegada. A honraria já havia sido aprovada e não entregue. Agora, depois da polêmica fala, um requerimento pede a revogação da comenda.

O recuo foi proposto pelo vereador Rinaldo Júnior, vice-líder de Geraldo Julio, mas tem a assinatura de vereadores da oposição, como Fred Ferreira e Ivan Moraes, do PSOL.

O pedido foi protocolado nesta quarta-feira e de acordo com informações de bastidores já reuniu as assinaturas necessárias para tirar o título de cidadã de Patrícia Domingos.

O decreto Legislativo anterior, de março deste ano, havia concede o Título de Cidadã do Recife à Patrícia de Oliveira Domingos. O autor do projeto que concedeu o título foi o vereador Renato Antunes. Renato Antunes, líder da oposição, recebeu a então candidata na Câmara do Recife.

O requerimento ainda não foi aprovado pois tem que passar pelas comissões e depois ir ao plenário.

Oficialmente, o Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife encaminhou o projeto às comissões de Legislação e Justiça; e Educação, Cultura, Turismo e Esporte. O projeto será lido na próxima reunião, que será realizada segunda-feira, dia 26.

As comissões terão, a partir do dia seguinte à leitura, um prazo de 10 dias úteis para designar relatores.

Caso o autor do projeto peça dispensa de prazo e a mesma seja subscrita por 3/5 das lideranças, o prazo cai para zero e as comissões podem indicar de imediato os relatores.

Leia abaixo a “JUSTIFICATIVA” para a retirada

É certo que não faz sentido algum assistirmos ao Poder Público, o qual deve sempre dar o exemplo, deixar de estabelecer critérios, ou seja, deixar de ser mais severo no momento da escolha das pessoas a ser homenageadas, seja com honrarias, títulos, ou mesmo com a denominação de escolas, estradas, viadutos etc.

O arcabouço normativo que disciplina tais homenagens encontra largo amparo nas bases mais profundas de uma sociedade dita civilizada: é essencial enaltecermos e reverenciarmos os bons exemplos de ética e retidão de caráter ao concedermos quaisquer homenagens ou títulos, como forma de proporcionar visibilidade a figuras exemplares da sociedade, que representem de fato um modelo para as atuais e futuras gerações.

Ao homenagearmos e concedermos títulos de destaque a pessoas cujas ações conflitam com esses valores estamos promovendo e avalizando posturas e atitudes que contrariam os valores basilares de sustentação da sociedade. Não podemos conceder um Título a uma pessoa que menospreza nossa Cidade e lhe chama pejorativamente de Recífilis em suas mídias sociais.

Por fim, justificamos a presente revogação tendo em vista que a outorga ainda não se consumou, o que se daria com a devida entrega, a qual não foi realizada até o momento.

Sala das Sessões da Câmara Municipal do Recife, 20 de outubro de 2020.

——————————————————-
RINALDO JÚNIOR
Vereador da Cidade do Recife, PSB.


FECHAR