publicidade
15/10/20

Ibope: João Campos abre vantagem e assume a liderança na disputa pela prefeitura do Recife

15 / out
Publicado por jamildo em Notícias às 19:40

De acordo com o segundo levantamento realizado pelo IBOPE Inteligência, entre os dias 13 e 15 de outubro, a pedido do Jornal do Commercio e da TV Globo, o candidato João Campos (PSB) cresceu 10 pontos percentuais (p.p.) e assumiu a liderança da disputa pela Prefeitura de Recife, com 33% das intenções de voto.

No estudo anterior do mesmo Ibope o socialista encontrava-se empatado tecnicamente com o ex-deputado federal Mendonça Filho, do DEM, visto que apareciam com 23% e 19% das menções, respectivamente.

Nesta segunda rodada, o democrata é citado por 18% dos eleitores e, considerando a margem de erro da pesquisa atual que é de 3 (p.p.), ocupa a segunda posição junto com Marilia Arraes (PT) que permanece com 14% das respostas e Patricia Domingos (Podemos), que variou de 11%, para 13%.

Em outro patamar, Claudia Ribeiro (PSTU), Alberto Feitosa (PSC) e Marco Aurelio (PRTB) seguem sendo citados por 1% do eleitorado, enquanto Carlos (PSL) atinge agora 1% das menções (tinha 0% no levantamento anterior).

Charbel (NOVO) e Thiago Santos(UP) novamente são mencionados, mas não atingem 1%.

Victor Assis (PCO) não foi citado neste levantamento.

Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou querem anular o voto somam 14%, ao passo que 3% não sabem ou preferem não responder (eram 22%e 7%, respectivamente na pesquisa anterior).

Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.

De acordo com o Ibope, se considerarmos que a intenção de voto em João Campos é menor que a soma das menções aos demais candidatos, caso as eleições fossem hoje, ela seria definida no segundo turno.

 

 

Rejeição dos candidatos

O Ibope também perguntou em que candidato o eleitor não votaria de jeito algum.

De um mês para outro, os candidatos conseguiram mudar a percepção dos eleitores. Os dois primeiros nomes na disputa, João Campos e Mendonça, reduziram a rejeição. Marília Arraes manteve-se no mesmo patamar, enquanto a candidata do Podemos ampliou a rejeição.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Período de campo

A pesquisa foi realizada entre os dias 13e 15 de outubro de 2020.

Abordagem

Pesquisa presencial. A equipe de entrevistadores utiliza os equipamentos de proteção (EPIs) necessários para garantia da própria saúde e também a dos entrevistados.

Tamanho da amostra

Foram entrevistados 1.001 votantes.

Margem de erro

A margem de erro máxima estimada é de 3pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nível de Confiança

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante

Pesquisa contratada por Editora Jornal do Commercio Ltda e Globo Comunicação e Participações S/A.

Registro Eleitoral

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE08776/2020.


FECHAR