publicidade
29/09/20

João Campos pede ajuda do TRE para combater fake news nas eleições do Recife

29 / set
Publicado por jamildo em Notícias às 15:15

Na manhã desta terça-feira (29), João Campos visitou o presidente da entidade, desembargador Frederico Neves, acompanhado do coordenador jurídico de sua campanha, Lêucio Lemos, e advogados da equipe. 

Após lançar o movimento “Recife não tá pra fake”, o candidato a prefeito pela Frente Popular, João Campos (PSB), defendeu, em visita à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a importância de fortalecer, junto à Justiça Eleitoral, o combate à disseminação de falsas notícias.

O candidato da Frente Popular disse que essa preocupação com a disseminação de inverdades durante o período de eleições já era uma agenda prioritária do Tribunal, que vem se mostrando engajado nessa defesa. 

“Queremos reforçar com a instituição o nosso compromisso contra as fake. Esse continua sendo um desafio grande. Veio a pandemia,  e essa preocupação é maior ainda. É assertiva a decisão do TRE de colocar esse debate como prioridade. Essa questão preocupa porque é algo covarde e a velocidade de se espalhar uma mentira é muito maior do que a uma boa notícia”, disse, em conversa com o desembargador. 

Na última sexta-feira, o candidato lançou uma campanha em suas redes sociais para conscientizar a população sobre a verificação da veracidade de informações. No mês de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu uma iniciativa com o mesmo intuito, com a mensagem “Se for fake news, não transmita”.  

No encontro, o candidato disse que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as campanhas tiveram que se reinventar. Ele citou a importância dos cuidados no contato com o eleitorado, evitando atos que promovam aglomerações, e a necessidade de reforçar o meio digital como instrumento de diálogo com a população.

O candidato avaliou como positivo o adiamento das eleições a decisão da Justiça Eleitoral de não utilizar a biometria durante o processo. Em Pernambuco, 85% dos eleitores já possuem cadastro biométrico. 

O presidente do TRE, Frederico Neves, disse, durante a visita, que há a preocupação da entidade com as fakes news e também a busca incansável pelo fortalecimento das instituições.

“A Justiça Eleitoral é a casa da democracia. Estaremos sempre com as portas abertas para todos os candidatos. Aqui no TRE de Pernambuco, cultivamos a ânsia do bem servir, o desejo permanente de fazer o melhor para os eleitores”, disse o presidente. A visita ainda contou com a presença do diretor do TRE, Orson Lemos, da juíza assessora da presidência, Mariana Vargas.


FECHAR