publicidade
05/08/20

João Campos defende área exclusiva para pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo

05 / ago
Publicado por jamildo em Notícias às 15:30

O deputado federal João Campos (PSB-PE) sugeriu nesta quarta-feira a criação de uma área exclusiva na estrutura organizacional da Prefeitura do Recife para pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo.

Segundo ele, o setor deve se reportar diretamente ao prefeito para garantir a priorização das ações.

“É importante ter foco e agilidade nas decisões que impactarão a vida da maioria da população. Estamos falando de 71% dos recifenses que vão a pé ou utilizam o ônibus como principal meio de transporte. Defendo que voltemos o nosso olhar à mobilidade humana”, afirmou João Campos.

O parlamentar considera que houve avanços nas gestões do PSB e que devem ser continuados, a exemplo do aumento das ciclovias (expansão superior a 420% na malha desde 2013) e da faixa azul (desde 2013, quando o projeto foi iniciado, a cidade já conta com cerca de 58 km de faixas exclusivas).

João Campos disse entender que as realizações são acertadas, tendo em vista o fato de que apenas 15% dos recifenses usam carro para ir ao trabalho e que, historicamente, já existem órgãos e políticas próprias para gerenciar a mobilidade urbana para esses veículos.

No entanto, para além do que já faz a Prefeitura, o deputado defende que se avance na discussão e se chegue a um novo patamar.

“Para a próxima gestão, é preciso avançar e criar uma organização que garanta ainda mais prioridade na padronização e uniformização de todas as intervenções de acessibilidade, segurança, arborização, pavimentação de vias com calçadas ampliadas, faixas de ônibus, ciclovias, assim como aprofundar o debate em torno de iniciativas bem sucedidas ao redor do mundo”, afirma.


FECHAR