publicidade
31/07/20
Foto: Caio César/Câmara do Rio
Foto: Caio César/Câmara do Rio

A rede de apoio dos prefeitos na campanha

31 / jul
Publicado por jamildo em Notícias às 13:00

Por Manoel Fernandes, Diretor BITES, em informe ao blog

Dos 811 vereadores em exercício nas 26 capitais, 784 (96,6%) têm perfis no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, segundo o Sistema Analítico BITES. É uma rede com 26 milhões de seguidores e que será bem útil na campanha de quem decidir disputar a reeleição e na ajuda aos candidatos a prefeito.

Esse volume de fãs dos vereadores equivale ao dobro do contingente dos perfis que acompanham as contas oficiais dos prefeitos. O PSDB tem o maior número de parlamentares nesse universo das capitais (62), mas a liderança em seguidores pertence ao Republicanos (5,9 milhões) pelo fato do vereador Carlos Bolsonaro reunir em seus perfis 5,2 milhões de fãs.

O PT é a segunda legenda mais acompanhada no universo digital. São 39 vereadores com 2,7 milhões de aliados digitais. Os petistas são seguidos do DEM (2,2 milhões), PSDB (1,6 milhão) e MDB (1,5 milhão).

Essas redes são importantes porque nessa campanha, a primeira eleição sem comícios da história do Brasil, candidatos a prefeito precisarão trabalhar em rede com os postulantes a vereador para garantir maior amplitude de suas mensagens ao eleitorado.

Na lista dos maiores influenciadores desse universo, além do filho do presidente, o segundo é Eduardo Suplicy do PT (1,9 milhão) seguido de Fernando Holiday do DEM de São Paulo (1,2 milhão) e Verônica Costa do MDB do Rio de Janeiro (646 mil).


FECHAR