publicidade
28/07/20

Prefeitura do Recife inaugura 16ª Upinha da cidade na comunidade do Pilar

28 / jul
Publicado por jamildo em Notícias às 14:13

A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta terça-feira (28), a Upinha Nossa Senhora do Pilar, a 16ª unidade de saúde da família entregue com um novo padrão de qualidade, dentro da comunidade do Pilar, no Bairro do Recife.

A nova unidade vai garantir ampliação dos serviços e novos espaços para os usuários da comunidade, com equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Consultório na Rua, que leva atendimentos de saúde à população em situação de rua.

O investimento foi de R$ 971 mil, com a obra realizada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife.
 
“Estamos aqui na comunidade do Pilar para fazer a inauguração simbólica, em tempos de pandemia é assim, sem aglomeração, da Upinha. É a 16ª Upinha da cidade, um investimento de R$ 971 mil que vai atender a 1.200 usuários. É um pedido de muitos anos aqui da comunidade e agora eles têm uma Upinha onde os profissionais podem trabalhar com todas as condições e eles terem um bom atendimento. É mais uma ação dentro das 1.500 obras que a gente está inaugurando esse ano, mesmo em tempos de pandemia, e essas 1.500 obras geram também cinco mil empregos para a população, nesse tempo de retomada da economia após a maior crise econômica global de toda a história, causada pelo coronavírus”, disse o prefeito Geraldo Julio.
 
O novo prédio vai atender aos 1.200 usuários cadastrados, tem 365 m² de área construída, com acessibilidade garantida para as pessoas com deficiência, como os banheiros adaptados com barras de apoio.

Além disso, foram instalados chuveiros para atender mais de 200 usuários em situação de rua que são cadastrados no Consultório na Rua.
 
O novo espaço conta com quatro consultórios –  um para atendimento clínico, um para o Nasf, outro para o Consultório na Rua e um para atendimento odontológico.

No local, ainda foi implantado um escovódromo, onde os profissionais de saúde bucal vão ensinar a forma correta de escovar os dentes. Também há uma farmácia para dispensação de medicamentos da Atenção Primária à Saúde.
 
A unidade possui uma equipe de Saúde da Família formada por médico generalista, enfermeira, técnico de enfermagem, profissionais de Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Estes últimos profissionais circulam pela comunidade e realizam visitas domiciliares, cadastros da população, busca ativa de gestantes, pacientes com doenças negligenciadas, assintomáticos e crianças com vacinas atrasadas.
 
Entre os serviços ofertados na unidade de saúde, estão acolhimento diário, coleta sanguínea, atendimentos ambulatoriais clínicos e exames preventivos ginecológicos. Os usuários ainda têm acesso à vacinação, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C; monitoramento e acompanhamento dos pacientes com tuberculose e hanseníase, além de atendimento com a equipe de enfermagem em planejamento familiar, pré-natal e puericultura.


FECHAR