publicidade
21/07/20
FOTO: Diego Nigro / JC Imagem
FOTO: Diego Nigro / JC Imagem

Prefeito de Paulista, Júnior Matuto é afastado do cargo em operação que apura suposta fraude em licitação

21 / jul
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 9:26

Atualizada com respostas oficiais

A Polícia Civil de Pernambuco realiza, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Chorume contra suposta fraude em licitação, peculato e associação criminosa. Entre outras ações, policiais cumprem mandado de afastamento do cargo do prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB) por 180 dias.

Quem assume a Prefeitura é o vice Jorge Carreiro, que também é presidente estadual do PV. Em entrevista ao blog, Carreiro criticou a gestão de Júnior Matuto em Paulista.

LEIA TAMBÉM:
> Jorge Carreiro assume Prefeitura de Paulista nesta terça e critica gestão de Júnior Matuto, afastado do cargo pelo TJPE
> Intervenção de Júnior Matuto na coleta de lixo em Paulista vai parar na Justiça
> Após romper com PPP, Júnior Matuto abre licitação de 195 milhões para o lixo de Paulista
> Grupo reclama que Júnior Matuto afastou prestação de serviço ambiental para contratar sem licitação e por preços mais caros

A determinação do afastamento foi do desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção.

A Polícia também cumpre 10 mandados de busca e apreensão domiciliar. As diligências são realizadas em Recife, Paulista e Caruaru.

O afastamento de Júnior Matuto e os demais mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Segundo a Polícia Civil, “a investigação foi inaugurada em novembro de 2018, com o objetivo de identificar a participação de empresários e agentes públicos na prática dos supostos crimes”.

VEJA MAIS:
> Empresa responsável pela PPP do lixo de Paulista reage à intervenção
> Prefeitura de Paulista diz que triplicou coleta de lixo após intervenção

Os nomes dos alvos não foram divulgados oficialmente pela Polícia.

A operação é comandada pelo delegado Diego Pinheiro. 45 policiais civis estão envolvidos na operação, entre delegados, agentes e escrivães.

Outro lado

Júnior Matuto

“Venho a público assegurar que acredito na justiça e as investigações em curso irão esclarecer os fatos e a verdade será restabelecida”

PSB de Pernambuco

“O PSB de Pernambuco recebeu com surpresa a notícia do afastamento do prefeito de Paulista, Junior Matuto, do comando da administração da cidade na manhã desta terça-feira. A direção estadual do Partido Socialista Brasileiro informa que tem confiança no trabalho desempenhando pelo prefeito Junior Matuto e enfatiza a importância do aprofundamento das investigações na certeza de que todos os fatos serão plenamente esclarecidos.”

Jorge Carreiro, vice-prefeito de Paulista (Foto: Reprodução)


FECHAR