publicidade
09/07/20
Foto: Pedro Menezes
Foto: Pedro Menezes

Governo de Pernambuco decide reabrir academias e serviços de alimentação a partir do dia 20 de julho

09 / jul
Publicado por Larissa Santana de Lira em Notícias às 17:39

Nesta quinta-feira (9), o Governo de Pernambuco informou, por meio de coletiva virtual, que as academias de ginásticas e serviços de alimentação serão reabertos no Recife a partir do dia 20. A retomada das atividades fazem parte da etapa 6 do Plano de Convivência. 

“Cada novo passo é uma conquista e não podemos perder o que foi alcançado até agora com todo esse esforço demandado da nossa sociedade. Temos vistos algumas cenas de pequenas aglomerações e pessoas sem máscaras. O vírus ainda está entre nós, sempre repetimos isso. Para seguirmos em frente, precisamos do cuidado e da responsabilidade de todos em casa momento em que se permite conviver nessa nova normalidade”, pontuou o secretário de Saúde André Longo. 

Bares e restaurantes 

Com a liberação a partir do dia 20 de julho, bares e restaurantes irão poder retomar suas atividades desde que sigam as medidas sanitárias previstas e com 50% da capacidade máxima dos ambientes e com horário reduzido, permanecendo fechados das 20h às 06h. 

Desde o dia 21 de março, o setor está com o funcionamento presencial suspenso.  O anúncio do data de reabertura foi feito no mesmo dia em que uma carreata de protestos pecorreu as ruas da Zona Norte do Recife, até o Palácio do Campo das Princesas. Uma comissão formada por dirigentes locais da Associação Brasileira de Bares e restaurantes (Abrasel-PE) foi recebida no final da manhã desta quinta-feira (9) no palácio, pelo secretário executivo da Casa Civil, Eduardo Figueiredo.

A comissão entregou uma carta dirigida ao governador Paulo Câmara, com as reivindicações da categoria. 

Na coletiva, o secretário de desenvolvimento econômico Bruno Schwambach justificou o motivo da demora para definir uma data para o setor. 

“É uma atividade que traz um risco maior a saúde, já que as pessoas precisam retirar suas máscaras para se alimentarem. Nós vínhamos dialogando com o setor e com a Abrasel-PE estabelecendo os protocolos necessários para essa retomada”. De acordo com o secretário, o protocolo a ser seguido pelo setor será divulgado nesta sexta-feira (10). 

> Abrasel-PE relata ‘frustração’ pela indefinição na data de reabertura de bares e restaurantes no Estado

Academias  

Após mais de três meses de paralisação, as academias de Pernambuco também vão poder reabrir. O anúncio foi feito junto com a confirmação da retomada do futebol estadual, marcada para o dia 19 de julho. 

O protocolo com medidas sanitárias para a retomada foi feito em reunião do governo do Estado e a prefeitura do Recife com a Associação Brasileira de Academias (Acad), Sindicato das Academias (Sindac) e Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE). O documento oficial está sendo analisado e ainda será divulgado.

Mas, desde já, haverá uma série de regras que os estabelecimentos precisarão respeitar para funcionar. Entre as medidas estão uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, distanciamento entre aparelhos, limpeza reforçada dos ambientes e comunicação com funcionários, alunos e colaboradores.


FECHAR