publicidade
04/07/20
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem

Aplicativo ‘Atende em Casa’ passa a contemplar 176 cidades de Pernambuco

04 / jul
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 9:04

Os moradores de Salgadinho, no Agreste pernambucano, passaram a ser assistidos, nesta sexta-feira (03) pelo aplicativo “Atende em Casa”, que repassa orientações para usuários que estejam com sintomas de síndrome gripal, além de oferecer suporte emocional para a população com suspeita da covid-19 que apresente sofrimento psíquico.

Neste sábado (04), o município de Toritama, também no Agreste, entrará no circuito de cidades contempladas com a ferramenta virtual. Agora, já são 176 municípios (95,14% das cidades pernambucanas) assistidos pela tecnologia, em todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres). Os municípios contemplados representam cerca de 9,4 milhões de pessoas (98,34% da população total de Pernambuco).

O aplicativo foi desenvolvido por meio de uma parcela entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife.

O Atende em Casa já conta com mais de 86,2 mil usuários cadastrados. Ao todo, entre os usuários que passaram por teleorientação com profissional, mais de 9,8 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 15,1 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

Cerca de 75 teleacolhimentos foram realizados pela equipe de psicólogos da Secretaria de Saúde de Pernambuco, responsável pelos atendimentos em todo o Estado com exceção do Recife, que atende seus próprios moradores.

O aplicativo está disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android. A plataforma permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários.

Testagem

Além da teleorientação e do teleacolhimento, a ferramenta também passou a auxiliar os municípios pernambucanos no agendamento das testagens para coronavírus para o público prioritário para o exame.

Os agendamentos serão realizados de acordo com os sintomas do usuário. Os municípios disponibilizam a agenda de suas unidades de saúde e o paciente é referenciado para o serviço mais próximo de sua casa, de acordo com o exame recomendado para o caso, que pode ser o RT-PCR, indicado para o início dos sintomas, ou o teste rápido.

A lista completa dos municípios com teleorientação e das cidades que estão realizando a marcação da testagem para covid-19 pelo Atende em Casa está disponível no site da Secretaria de Saúde de Pernambuco (portal.saude.pe.gov.br).


FECHAR