publicidade
01/07/20
Foto: Carolina Antunes/Presidência da República
Foto: Carolina Antunes/Presidência da República

A válvula de escape de Bolsonaro

01 / jul
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 9:56

Por Manoel Fernandes, Diretor BITES, em informe ao blog

O ministro Paulo Guedes anunciou hoje a intenção do governo em pagar mais duas parcelas de R$ 600 do auxílio emergencial. Além de socorrer quem precisa enfrentar os efeitos econômicos da pandemia, a medida traz um ganho político para o presidente da República.

A continuidade da ajuda irá garantir a Bolsonaro uma válvula de escape ao risco reputacional do Coronavírus, que pode impactar a gestão de vários governadores. A prorrogação deve garantir esse colchão de popularidade ao presidente nos estados mais pobres do País.

Parte dessa resposta está no Google. O volume de consultas permite entender a direção tomada pela opinião pública digital do País em relação ao tema. Em maio, os brasileiros com acesso à Internet fizeram 170 milhões de visitas por dia ao site em busca de alguma informação.

Um padrão do atual momento mostra que o interesse pelo auxílio emergencial do governo federal alcançou nos últimos sete dias a maior diferença em relação aos interessados sobre o Coronavírus.

Há 90 dias, havia um equilíbrio nas buscas pelos dois temas no Google. Há 30 dias, o auxílio despertava três vezes mais atenção e há uma semana essa diferença ficou cinco vezes maior.

Desde o primeiro pagamento feito pelo governo, o assunto não deixa a pauta do Google e os estados dos quais há mais procura pelo tema continuam sendo na sua maioria do Norte e Nordeste.

Há 90 dias, quem liderava era Amapá, seguido do Amazonas e Maranhão. Nos últimos 30 dias, o Amazonas ficou em primeiro, depois o Pará e Maranhão e há sete dias a liderança em interesse voltou para o Amapá, Amazonas e Pará.


FECHAR