publicidade
30/06/20
Carlos Alberto Decotelli. Foto: Divulgação
Carlos Alberto Decotelli. Foto: Divulgação

Após irregularidades no currículo, Decotelli pede demissão e deixa Ministério da Educação

30 / jun
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 17:55

Por Larissa Lira

Nessa terça-feira (30) seria o dia em que Carlos Alberto Decotelli, nomeado como ministro da Educação pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última quinta-feira (25), iria assumir o ministério. No entanto, após irregularidades em seu currículo, ao invés de assumir o cargo, ele entregou uma carta de demissão ao presidente, que acatou o pedido. O ministério, antes ocupado por Abraham Weintraub, fica mais uma vez sem ministro. 

LEIA TAMBÉM:

> Além das incongruências acadêmicas, currículo militar de Decotelli também é questionável

> Após indícios de irregularidades no currículo, Decotelli diz que conversou com Bolsonaro e que permanece no ministério

> Planalto adia posse de novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli

O currículo de Decotelli havia sido questionado por universidades estrangeiras e pela Fundação Getulio Vargas. Ele ficou cinco dias como ministro da Educação, o terceiro de Bolsonaro em 1 ano e meio de governo.
Apesar de a nomeação ter sido publicada em Diário Oficial da União na quinta-feira (25), Decotelli ainda não tinha poder para despachar. Ele já frequentava o MEC e preparava mudanças na pasta, mas, oficialmente, os atos só teriam validade após a assinatura do termo de posse. A cerimônia estava prevista para esta terça-feira, mas foi cancelada na segunda após a revelação de inconsistências no currículo do ministro.
 
O governo não anunciou ainda o substituto de Decotelli e analisa vários nomes, como o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, o ex-assessor do Ministério da Educação Sérgio Sant’Ana e o conselheiro do CNE (Conselho Nacional de Educação) Antonio Freitas, que é pró-reitor na FGV e cujo nome aparecia como orientador do doutorado não realizado por Decotelli, para o cargo. 

 


FECHAR