publicidade
25/06/20
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem

4.879 posts e 659 mil tweets depois, Senado aprova o marco do saneamento com 65 votos

25 / jun
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 12:00

Análise da Equipe BITES:

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (24), por 65 votos a favor e 13 contrários, o novo marco do saneamento no Brasil. Ao longo dos últimos 12 meses, defensores da medida que colocará o País no século XX, mesmo já passados 20 anos do século XXI, se enfrentaram na Câmara dos Deputados, no Senado e no universo digital.

Desde junho de 2019, o assunto gerou 660 mil tweets e 4.879 posts publicados nas redes sociais dos deputados e senadores. Só nos últimos meses, sites de notícia da mídia clássica e alternativa publicaram 48 mil artigos sobre o tema.

Na Câmara dos Deputados, o PT foi o mais ativo nas redes sociais. A bancada da legenda produziu 1.014 posts contra o marco do saneamento e conseguiu 141 mil interações, quando seguidores de um perfil compartilham, comentam, curtem ou reproduzem o conteúdo em seu perfil. É uma ação de apoio digital.

Junto com outros partidos da oposição, as interações contrárias chegaram a 536 mil. Mas, quando se verifica o movimento da opinião pública digital em posts em defesa da medida, a oposição ficou para trás. Deputados do Novo, DEM, PSL, PSD e PSDB fizeram 1.553 posts em favor do marco do saneamento e conseguiram 1,2 milhão de interações.

Esse número explica o resultado final. A oposição não conseguiu mudar o fluxo da opinião pública digital em favor da aprovação do projeto. O Senado hoje confirmou que os críticos da medida não souberam entender o espírito do tempo.


FECHAR