publicidade
01/06/20
Governador Paulo Camara durante reuniao presencial e videoconferencia com os Secretarios sobre o Covid-19
Governador Paulo Camara durante reuniao presencial e videoconferencia com os Secretarios sobre o Covid-19

Paulo Câmara confirma abertura parcial do comércio e inclui construção. Veja primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades

01 / jun
Publicado por jamildo em Notícias às 17:22

Em pronunciamento divulgado nesta segunda-feira, o governador Paulo Câmara confirmou o início da flexibilização para as atividades econômicas.

O governador disse que na próxima segunda-feira (08.06) abrem a construção civil e o comércio atacadista, liberados a operar em todo o Estado. A volta do comércio atacadista e da construção serão inicialmente com 50% da carga de trabalhadores, na RMR e interior. O horário dos dois setores será diferenciado, de nove às 18 horas, para não prejudicar o transito.

O anúncio da retomada das atividades econômicas foi antecipada pelo blog, nesta segunda-feira.

Pernambuco começa a reabrir comércio e indústria. Decreto sai nesta terça (2). Veja como vai ser o esquema gradual de funcionamento

O comercio varejista está previsto para o meio de junho, antes acontece a abertura das lojas menores de bairro. Salões de beleza, centros de estética também estão previstos para a mesma data. Os centros comerciais e as atividades de take out dos shoppings centers começam na mesma data.

O governador disse que novos setores poderão ser liberados a partir dos dados desse monitoramento, considerando que, semanalmente, o comportamento da epidemia será avaliado, com critérios técnicos e sanitários.

“Caso ocorra uma nova onda da epidemia, ou mesmo um recuo na estabilização, o Governo poderá voltar a adotar medidas restritivas mais rígidas, além das que continuam vigentes”.

Para justificar a decisão, o governo do Estado disse que avaliou os últimos dados da saúde, que indicam a estabilização dos casos da pandemia do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM: 
> Estado diz que quarentena estabilizou curva da epidemia em Pernambuco
> Aulas presenciais nas redes pública e privada continuam suspensas até 30 de junho
> Governo de Pernambuco abre seleção com 1.657 vagas para profissionais de saúde

VEJA MAIS: 
> Pernambuco confirma 450 novos casos e 68 novas mortes por coronavírus nesta segunda-feira (1º)
> Pagamento em espécie da segunda parcela do auxílio emergencial começou no sábado (30). Veja calendário

Setores

De acordo com o programa gradual anunciado, a primeira etapa, que começa nesta segunda (01.06), permite a operação de lojas físicas de material de construção, seguindo novos protocolos de atendimento. Também poderão funcionar, exclusivamente por delivery, as unidades de varejo de bairro e do Centro, assim como shoppings centers e o comércio atacadista.

A partir do dia 08 de junho, a construção civil iniciará o retorno gradual, tanto na Região Metropolitana do Recife quanto no interior: Na RMR, as obras serão liberadas com 50% dos funcionários e no horário das 9h às 18h. Já no interior, a liberação também é de 50%, sem determinação de horário.

O comércio atacadista poderá atuar a partir da próxima semana, mas na RMR só será permitido no horário das 9h às 18h. Novos protocolos do setor deverão ser respeitados.

No dia 15 de junho, os serviços de atendimento ao público entrarão no circuito de flexibilização. Salões de beleza, barbearias e serviços de estética estarão liberados, mas precisarão atender uma pessoa por vez, por agendamento, sem fila de espera e com higienização entre um cliente e outro.

Varejos de bairro também poderão funcionar, mas só em lojas de até 200 metros quadrados.

Shoppings centers, centros comerciais e praça de alimentação poderão adicionar o atendimento via coleta na operação (pagar e levar). Na RMR, o horário permitido de coleta será apenas entre 12h e 18h.


FECHAR