publicidade
22/05/20
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Polícia Federal pede esclarecimentos à Prefeitura do Recife sobre compras de R$ 15 milhões para combate ao coronavírus

22 / maio
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 12:58

A Polícia Federal (PF) pediu, nesta sexta-feira (22), que a Secretaria de Saúde do Recife apresente documentações relativas a compras de máscaras cirúrgicas, toucas, aventais descartáveis e cama hospitalar a uma empresa de nome não informado, após dispensa de licitação que supera, segundo a PF, R$ 15 milhões.

O pedido foi feito por meio de ofício, segundo a corporação.

LEIA TAMBÉM: Ministério Público de Contas denuncia supostas irregularidades na compra de 500 respiradores no Recife. ‘Falsidade ideológica, peculato, lavagem e fraude’. Prefeitura rebate

“Segundo levantamentos preliminares da Controladoria-Geral da União, o valor licitado é aproximadamente 53 vezes maior que o Capital Social da empresa contratada gerando, assim, dúvidas quanto à capacidade operacional de arcar com o contrato firmado”, afirma a PF, em nota.

Policiais federais também fizeram diligências na sede da empresa, de nome não revelado.

Segundo a PF, o objetivo foi “verificar o efetivo de funcionamento e a regularidade da entrega dos bens adquiridos”.

Com a palavra, a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Saúde do Recife, caso julguem necessário.

VEJA MAIS:

> Ministro do STJ nega ação de Clarissa Tércio contra o lockdown no Recife. Magistrado critica Bolsonaro

Pernambuco fica em 14° lugar no país em ranking de transparência dos gastos para a covid-19. Entre as capitais, Recife fica em 6º

Veja a nota de esclarecimento da PCR, nesta tarde

A Secretaria de Saúde do Recife informa que não houve qualquer tipo de operação da Polícia Federal na sede da Prefeitura. A PF protocolou ofício, na manhã de hoje, solicitando informações sobre o combate à covid-19.

Em relação às informações solicitadas pela Polícia Federal, a secretaria esclarece que os contratos de fornecimento de camas, máscaras, aventais e toucas com a empresa Delta Med cumprem toda legislação e que os preços praticados estão de acordo com o mercado.

A empresa está fazendo as entregas conforme cronograma pactuado. As informações serão enviadas no prazo estabelecido no pedido de informações.

Antes mesmo de receber o ofício, a Prefeitura já havia enviado desde abril, por decisão própria, os processos para o Tribunal de Contas do Estado, assim como está fazendo com todos os processos de aquisição da covid-19.


FECHAR