
Bolsonaro contraria Ministério da Saúde e vai às ruas do Distrito Federal em meio à pandemia do coronavírus
O presidente Jair Bolsonaro contrariou orientação do Ministério da Saúde e visitou vários comércios do Distrito Federal que estão abertos na manhã deste domingo (29).
Apenas estabelecimentos que prestam serviços essenciais funcionam na localidade, já que o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou o fechamento de lojas e shoppings para evitar aglomerações, em prevenção ao novo coronavírus.
LEIA TAMBÉM:
» Coronavírus: Bolsonaro diz que pode editar decreto para ‘toda e qualquer profissão voltar ao trabalho’
» Paulo Guedes sugere crise do coronavírus é chance de segurar salários públicos por dois anos
» Vacinação contra a gripe continua no Recife nesta segunda-feira (30)
» Bolsonaro contraria Ministério da Saúde e vai às ruas do Distrito Federal em meio à pandemia do coronavírus
Inicialmente, segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, Bolsonaro foi a um posto de gasolina e cumprimentou frentistas no local, além de conversar com populares. Em seguida, o presidente foi a uma farmácia, padaria e uma mercaria no bairro do Sudoeste, em Brasília.
Bolsonaro foi às ruas, apesar da recomendação do Ministério da Saúde de que as pessoas fiquem em casa neste momento de avanço da covid-19 no Brasil, a fim de evitar aglomerações e contágios. O presidente tem 65 anos e faz parte do grupo de risco do coronavírus.
VEJA TAMBÉM: Humberto Costa diz que Brasil pode viver tragédia se flexibilizar medidas de isolamento social
Ao ser questionado sobre a recomendação do Ministério da Saúde de isolamento horizontal (para todos os grupos sociais), o presidente respondeu: “não vou desautorizar quem quer que seja. Mas com esse isolamento social horizontal, se continuar assim, haverá uma brutal quantidade de desemprego e um problema seríssimo que vai durar anos para ser resolvido”.
“Essa luta não é para evitar o contagio e a infecção, porque ela virá, mas sim é para diminuir a onda. Você se não tiver que ser infectado hoje, pode ser amanhã ou daqui a 15 dias. Esse preço a ser pago lá na frente na minha opinião vai ser enorme para o Brasil”, complementou Bolsonaro.
LEIA TAMBÉM: » SDS orienta motoristas a não realizarem carreata ‘Volta Pernambuco’. MPPE recomenda apreensão de veículos
Por meio do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou vídeos de visitas a comerciantes em Taguatinga e Ceilândia, cidades-satélite de Brasília.
Em um dos vídeos, Bolsonaro afirmou que o remédio hidroxicloroquina “está dando certo em tudo que é lugar” no combate ao novo coronavírus. “Já é uma realidade. Tem um estudo que mostra que, de 80 pacientes, 78 foram curados com esse medicamento”, disse o presidente.
Neste sábado (28), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a hidroxicloroquina não é “panaceia” e a aplicação nos casos de coronavírus está em fase inicial de estudo.
Em um trecho, Bolsonaro ainda defende que quem é maior de 65 anos “deve ficar em casa”. “O povo quer trabalhar. Temos que tomar cuidado, (por exemplo,) quem é maior de 65 anos fica em casa”, disse.
– Agora, em Taguatinga/DF. pic.twitter.com/oVRmRWPE11
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 29, 2020
O presidente Jair Bolsonaro ainda ouviu apelo de populares para que o comércio volte a funcionar normalmente. Enquanto escutava os apelos, o presidente Jair Bolsonaro chegou a balançar a cabeça positivamente.
– Agora, Ceilândia/DF. pic.twitter.com/uGNSPoswBz
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 29, 2020
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.