publicidade
20/03/20
Foto: Liniker Xavier/Divulgação
Foto: Liniker Xavier/Divulgação

Por causa do coronavírus, visitas são suspensas nos presídios de Pernambuco

20 / mar
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 17:22

As visitas às unidades prisionais de Pernambuco foram suspensas nesta sexta-feira (20), por causa da pandemia de coronavírus. De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, até agora, não há casos suspeitos da doença em presídios, penitenciárias e cadeias públicas do Estado, mas o objetivo com a medida é de resguardar servidores e pessoas privadas de liberdade.

Até essa quinta-feira (19), haviam sido confirmados 28 casos de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, no Estado. A maior parte deles está no Recife.

Antes da suspensão total das visitas, a medida adotada havia sido a redução do tempo de visita e número de familiares. Porém, a determinação foi ampliada após um novo decreto ter sido publicado pelo governador Paulo Câmara (PSB) impondo ações mais restritivas, como o fechamento do comércio, para tentar conter o avanço do coronavírus no Estado.

Segundo a secretaria, a conduta em Pernambuco se baseia numa portaria do ministro da Justiça e Segurança Pública, que prevê regras para as unidades prisionais diante do coronavírus.

O Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Pernambuco (Sinpolpen-PE) defendeu, em nota, nessa quinta-feira (19), a suspensão das visitas. “Sabemos da superpopulação carcerária, com mais de 33 mil presos e um déficit de mais de 19.400 vagas dentro de unidades. Existem unidades com celas com mais de 40 presos. Isso é um facilitador para propagação dentro da unidade prisional”, afirmou o presidente da entidade, João Batista de Carvalho Filho.


FECHAR