publicidade
20/03/20
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Coronavírus: Paulo Câmara determina fechamento do comércio a partir do domingo, 22 de março, em Pernambuco

20 / mar
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 11:24

O governador Paulo Câmara determinou o fechamento de comércio, serviços e construção civil a partir do próximo domingo, dia 22 de março, em Pernambuco. O anúncio foi feito no fim da manhã desta sexta-feira (20).

> Pernambuco não fechará shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia neste fim de semana (21 e 22 de novembro); notícia que está circulando é antiga

Poderão abrir supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, estabelecimentos de ração animal, depósitos de água e gás e serviços de prestação de internet, gás e energia.

Na quinta-feira (19), Paulo Câmara já tinha determinado o fechamento de shoppings, salões de beleza, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia. De acordo com o governador de Pernambuco, os bares e os restaurantes poderão funcionar apenas para serviços de entrega.

LEIA TAMBÉM
» Coronavírus: Paulo Câmara manda fechar shoppings, bares e comércio de praia
» Saiba tudo sobre o coronavírus
» Governadores pedem suspensão do pagamento da dívida para investir em combate ao coronavírus
» Sobe para 28 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco
» Agentes pedem suspensão de visitas em presídios de Pernambuco
» Luciano Siqueira critica reação de Bolsonaro ao coronavírus
» Brasil fecha fronteiras com oito países da América do Sul por causa do coronavírus

A medida faz parte do plano de contenção ao avanço do novo coronavírus no estado. Até a quinta-feira (19), Pernambuco tinha 28 casos confirmados da covid-19. O Brasil registrou 621 casos de contaminação até esta quinta-feira (19), segundo o Ministério da Saúde.

“É muito importante que o maior número possível de pessoas fique em casa, com o mínimo de contato social. O Governo está trabalhando também em ações para ampliar a rede de atendimento de saúde. Já anunciamos 1.000 novos leitos exclusivos para o tratamento da covid-19”, disse o governador Paulo Câmara.

VEJA TAMBÉM
» Coronavírus. Justiça determina que estado forneça equipamentos de proteção a policiais civis
» Governo propõe que empresas cortem jornadas e salários pela metade em meio ao coronavírus
» Bolsonaro anuncia que mais um ministro está com coronavírus

Como se prevenir do coronavírus

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

O que é o coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

 

 


FECHAR