publicidade
08/03/20
Congresso Nacional/Foto: Arquivo/Agência Brasil
Congresso Nacional/Foto: Arquivo/Agência Brasil

Opinião pública digital reduz interesse pelo coronavírus e Congresso Nacional se concentra no PIB

08 / mar
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 9:00

Por Manoel Fernandes, Diretor BITES, em artigo enviado ao blog

O interesse da opinião pública digital em relação ao Coronavírus vem caindo desde 28 de fevereiro, quando atingiu às 20h o seu ponto máximo de buscas no Google Brasil. Às 17h de hoje, a escala de interesse que vai de 0 a 100 estava em 42. A média da semana ficou em 44.

Nos últimos sete dias foram publicados no Brasil 1,34 milhão de posts no Twitter sobre a epidemia, mas 63% se concentraram nas primeiras 72 horas a partir de 29 de fevereiro. Desde então, o volume está caindo e chegou hoje em 103 mil tweets.

Assine nosso serviço diário de análises no email bites@bites.com.br e saiba antes as tendências da Política e Economia nacional.

VÍRUS NÃO POLARIZA

O padrão da opinião pública se repetiu no Congresso Nacional. No intervalo analisado pelo Sistema Analítico BITES, deputados e senadores gastaram mais tempo em seus perfis oficiais falando do resultado do Produto Interno Bruto de 2019.

O Coronavírus não despertou a mesma atenção porque ele não estimula debates acalorados entre bolsonaristas e integrantes da oposição. De certa forma, há o entendimento que o governo está tratando o vírus com alguma eficácia no Ministério da Saúde.

Esse efeito pode ser verificado nas interações nos posts dos deputados. Foram 243 sobre o Covid19 que alcançaram 64.243 curtir, compartilhamentos, comentários e retuítes. Os 440 relativos ao PIB registraram 444.255, sete vezes mais interações.

Entre os 12.567 posts dos deputados, aquele com maior volume de interações (1,45% do total) foi publicado por Otoni de Paula (PSC-RJ). O assunto ficou longe do Covid19 e do PIB. Ele tratou da polêmica envolvendo um soldado e um coronel da PM do Rio Janeiro: “GABRIEL MONTEIRO PODE SER ASSASSINADO A QUALQUER MOMENTO!!!” alcançou 221.642 interações.

O primeiro post sobre o Coronavírus em volume de interações aparece na 488ª nesse ranking. Antes dele, vários conteúdos relativos ao PIB ocupam melhores posições, mas longe de rivalizar com outros temas tratados pelos deputados.

No Senado, a história do soldado carioca chamou mais atenção. Foram cinco posts sobre Monteiro com 121.403 interações.

Para o PIB, os senadores reservaram 37 posts e registaram 37.997 interações. O Coronavírus seguiu caminho semelhante à Câmara dos Deputados. Foram 43 posts que chegaram a 22.466 interações.

BITES – DADOS PARA DECISÕES


FECHAR