publicidade
05/03/20
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Paulo Câmara acusa governo Bolsonaro de agressão aos pernambucanos, usando Bolsa Família

05 / mar
Publicado por jamildo em Notícias às 18:44

O governador Paulo Câmara reagiu, pelas redes sociais, a uma reportagem do Estadão, nesta quinta, apontando uma situação preocupante para a economia do Nordeste.

A região Nordeste recebeu apenas 3% dos novos benefícios do Bolsa Família enquanto o Sul e Sudeste responderam por 75%. tanto o atual ministro como o anterior são deputados federais do Rio Grande do Sul, um dos estados mais separatistas do Brasil.

As informações sobre a situação foram divulgadas em reportagem do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (5), como base em dados do Ministério da Cidadania.

O Nordeste concentra o maior número de pessoas necessitadas e ainda desassistidas pelo programa Bolsa Família. São 939,6 mil famílias em situação de extrema pobreza sem acesso ao Bolsa Família.

Segundo a reportagem, em janeiro, houve a inclusão de 100 mil famílias no programa de distribuição de renda. Desse total, 45,7 mil foram do Sudeste; 29,3 mil do Sul; 15 mil do Centro-Oeste; 6,6 mil do Norte. O Nordeste recebeu 3 mil novos beneficiários.

O Nordeste encerrou dezembro com 6,7 milhões pessoas cadastradas no Bolsa Família. Esse número representa 400 mil famílias a menos atendidas pelo programa em maio de 2018, que registrou um “pico” de cadastrados. Em Pernambuco, o Bolsa Família tinha em maio 1,2 milhão de famílias cadastradas. Em dezembro, eram 1,127 milhão de famílias cadastradas – 70 mil a menos, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social.


FECHAR