publicidade
04/03/20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Frente de Luta solicita suspensão das retiradas de cobradores dos ônibus

04 / mar
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 11:31

A Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco apresentou ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) um pedido cautelar para que sejam suspensas as retiradas de cobradores das linhas de ônibus.

O pedido foi feito por meio do advogado Pedro Josephi e do estudante Márcio Morais, representantes da sociedade civil no CSTM. O ofício foi endereçado ao secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Bruto, presidente do Conselho. 

“Ainda em novembro de 2019, já havíamos solicitado que o órgão colegiado pudesse analisar e apreciar a matéria tendo em vista que o Grande Recife vem autorizando a retirada de cobradores sem submeter a discussão ao Conselho Superior”, diz Pedro Josephi.

Segundo a Frente de Luta, na primeira reunião do CSTM, tal pauta não teria sido incluída, o que deve ser feito na segunda reunião deste ano, marcada para 27 de março, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

No pedido, Josephi e Márcio Morais alegam que até agora não foram apresentados quais critérios específicos para a retirada dos cobradores nas linhas e que a dupla função de motoristas pode comprometer a segurança das viagens e aumentar o tempo de embarque, prejudicando os passageiros.

“O Grande Recife tem autorizado a retirada de cobradores de forma unilateral, sem nenhum controle da sociedade, sem participação do Sindicato dos Rodoviários, e neste cenário de grave desemprego tal medida precisa ser precedida de estudos técnicos que comprovem a viabilidade. Ainda assim, a dupla função pode prejudicar a segurança das viagens. Não podemos falar ao telefone enquanto dirigimos, mas o motorista pode passar troco?”, indaga o advogado Pedro Josephi.

No requerimento, os Conselheiros pedem que o secretário Marcelo Bruto, presidente do CSTM, determine a suspensão da retirada enquanto o Conselho não debater a matéria.


FECHAR