publicidade
05/02/20
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Patrícia Domingos assume ser candidata à prefeitura do Recife pelo Podemos

05 / fev
Publicado por jamildo em Notícias às 18:16

No dia 20 de janeiro, o blog de Jamildo informava que a Delegada Patrícia Domingos vai se filiar ao Podemos em fevereiro e será pré-candidata a prefeita no Recife.

Pois bem.

Pelas redes sociais, a delegada da Polícia Civil Patrícia Domingos fez uma live de Brasília para confirmar que estava assinando a filiação ao partido Podemos, do senador e líder da bancada Alvaro Dias. No mesmo evento, o partido lançou o seu nome na disputa como pré-candidata no Recife.

No evento, Dias fez críticas indiretas ao presidente Bolsonaro, enquanto fez loas a Lava Jato, mas sem citar o nome do ministro da Justiça de Bolsonaro, Sérgio Moro. A estratégia de afastar-se de Bolsonaro e colar em Moro pode ser uma forma de evitar a rejeição que o presidente encontra capital pernambucana.

No evento, o senador Álvaro Dias associou o nome da delegada à Operação Lava Jato, ao defender o combate à corrupção. “Não é só garantia de lisura no trato com gastos público. É a certeza de que estaremos, com ela, ao lado daqueles que querem a Lava Jato como uma política de Estado permanente. Muitos esqueceram depois da eleição, mas a população não esquece”

A deputada federal do Podemos São Paulo Renata Abreu, presidente Nacional do Podemos, disse que a delegada “renovava as esperanças do povo pernambucano” e deu boas vindas ao Podemos.

O lançamento do Podemos ocorreu pouco depois das 17h30, no salão azul, do Senado Federal.

O deputado Ricardo Teobaldo vai comandar as articulações para a composição da candidatura.

Ao lado de parlamentares do Podemos, a prefeiturável deu coletiva à imprensa.

Ela se apresentou como mais uma guerreira do front do combate à corrupção. “Nós somos madeira de lei que capim não roi”, afirmou, usando a música adotada pelos socialistas desde os tempos de Eduardo Campos.

Ela disse que a decisão foi coerente porque o Podemos age com transparência e combate à corrupção.

“Não é possível mudar o sistema de fora para dentro. Eu aprendi isto quando aconteceu o fechamento da Decasp… mas eu escrevo a história da minha vida. Eu compreendi que você pode mudar o sistema de dentro para fora. O povo de Pernambuco me defendeu quando ocorreu o fechamento da delegacia (Decasp). É uma gratidão ao povo de Pernambuco (esse ato de participar da eleição). Nós podemos construir um Recife melhor”

Na sua fala inicial, a delegada criticou João Campos e Marília Arraes, em uma mesma frase. “Sou radicamente contra as familiocracias. Recife precisa dar um basta e ter uma gestão técnica, e de qualidade”

LEIA TAMBÉM
» Marco Aurélio diz que Patrícia Domingos é bem-vinda na oposição
» Vereador de oposição diz que candidatura de Patrícia Domingos ‘ajuda o povo em se ver livre do PSB’
» Patrícia Domingos não descarta disputar a Prefeitura do Recife

Em grupos mais restritos da política local, já se sabia que a delegada Patrícia Domingos, da Polícia Civil de Pernambuco, havia solicitado à Secretaria de Defesa Social (SDS) uma licença de afastamento do trabalho que coincidia com o período eleitoral deste ano.

A jovem servidora pública estava sendo cortejada por vários partidos de direita e centro no Recife, como PRTB, PSL e Novo, Cidadania. Democrata e Podemos, para uma disputa majoritária na capital, depois que o governo do Estado, nas eleições de 2018, decidiu extinguir a Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), da qual Domingos foi titular, e criar a Departamento especializado no combate à corrupção e ao crime organizado (Draco).

No começo do ano, a delegada teve uma conversa pessoal com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu(Podemos/SP), em São Paulo, levada pelas mãos de Ricardo Teobaldo.

Marília Arraes vai se encontrar com Lula para discutir cenário no Recife
» Decisão de Marília Arraes de sair candidata ou não pode afetar chapa da Direita no Recife
» Humberto Costa considera cenário de alianças do PT em capitais, incluindo Recife

Na capital pernambucana, ela já vinha se movimentando como candidata. A delegada vinha promovendo um movimento no Recife chamado Protagonize, com o objetivo declarado de formação política de novos quadros para as eleições. Daniel Coelho (Cidadania) e  Priscila Krause (DEM) chegaram a tomar parte das palestras, em um dos eventos, na Livraria Jaqueira.

Na luta pela composição de apoios no Recife, o Podemos estava nos planos do pessoal do Aliança pelo Brasil, dos bolsonaristas.  O que se sabe é que o Podemos, no plano nacional, tem se desgarrado do Bolsorismo, depois da briga do presidente com o PSL. O Podemos tem planos de lançar o ministro e ex-juiz Sergio Moro como candidato em 2022.

» Daniel Coelho diz que pode abrir mão de ser candidato no Recife por união contra o PSB
» Joaquim Francisco é opção real do PSDB para o Recife, diz Bruno Araújo
» ‘Preciso conversar com Joaquim Francisco’ diz Joaquim Francisco, com bom humor, sobre candidatura

No auge da polêmica com a extinção da decasp, Patrícia Domingos foi perguntada se tinha pretensões políticas, mas negou. Reveja abaixo a entrevista que a delegada da PC concedeu ao Blog de Jamildo e TV JC, em novembro de 2018.


FECHAR