publicidade
30/01/20

Túlio Gadêlha inclui emenda de R$ 126 milhões para metrô do Recife no orçamento da União

30 / jan
Publicado por jamildo em Notícias às 13:55

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) anunciou que incluiu emenda de R$ 126.030.000 ao Plano Plurianual da União (PPA 2020-2023), sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, para obras da expansão da Linha Sul do Metrô do Recife (Metrorec).

Nesta quarta-feira (29), o pedetista se reuniu com o coordenador Operacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Ricardo Esberard, com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Adalberto Ferreira, e com servidores da CBTU, para “alinhar o processo”.

De acordo com a assessoria do deputado, a previsão orçamentária, quando executada pelo governo federal, poderá ajudar a amenizar o transtorno dos passageiros pernambucanos.

Eles lembram que um estudo do aplicativo Moovit mostra que Recife é campeã brasileira em tempo de espera pelo transporte público (23 minutos), a segunda com maior tempo gasto com deslocamento no Brasil e a sétima no mundo – média de 1h02. O estudo global analisou 99 metrópoles de 25 países.

“Defendemos um transporte público de qualidade e a expansão da Linha Sul do sistema metroviário do Grande Recife, trará, quando concluída, mais agilidade no deslocamento dos passageiros e, portanto, mais qualidade de vida aos pernambucanos”, disse Tulio Gadêlha.

O Metrorec é formado por duas linhas distintas – a Centro e a Sul -, que passam por Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, ambos na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Estima-se que 400 mil passageiros utilizam diariamente o sistema metroviário, sendo cerca de 150 mil deles na Linha Sul.

O PPA é a previsão orçamentária, no médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.


FECHAR