
Geraldo Julio faz coro a João Campos e diz ver com ‘naturalidade’ aceno do PT a Marília Arraes
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), minimizou a defesa da candidatura da deputada federal Marília Arraes à sucessão dele pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. “Vejo com absoluta naturalidade essa declaração”, disse o socialista, em entrevista ao Jornal do Commercio, nesta quarta-feira (29).
“O que nos preocupa neste momento não é a eleição, é a gestão”, desconversou.
Segundo Geraldo Julio, as articulações do PSB com os partidos da base ainda não começaram oficialmente e serão iniciadas “no momento certo”.
Informalmente, as lideranças dos partidos estão conversando sobre os cenários para as próximas eleições.
Ao comentar a fala do ex-presidente Lula (PT), também em defesa de Marília Arraes, o deputado federal João Campos, provável candidato do PSB à Prefeitura do Recife, já havia dito que vê a movimentação do Partido dos Trabalhadores como natural. Apesar disso, pregou diálogo na esquerda.
Reunião do PT
Lula se reuniu nessa terça-feira (28) com Marília Arraes e outros nomes do PT local, como o senador Humberto Costa, contrário à candidatura dela e favorável à manutenção da aliança com o PSB. Após o encontro Gleisi Hoffmann publicou uma foto no Twitter e reafirmou a defesa da postulação da deputada.
Em reunião com dirigentes de PE, @senadorhumberto , @MariliaArraes reafirmamos, junto com @LulaOficial, @guimaraes13PT, @Haddad_Fernando importância candidatura de Marília em Recife. Abrimos diálogo com a direção municipal para definir posição final do partido até início de abril pic.twitter.com/U5PHMNjE4M
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 28, 2020
Nesta quarta-feira (29), em entrevista à Rádio Jornal, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que o partido está disposto a negociar com o PT. Para isso, poderia retirar a candidatura em cidades onde os petistas tivessem intenção de liderar a chapa.
Em 2018, essa foi a estratégia. Para inviabilizar o apoio dos socialistas a Ciro Gomes (PDT), o PT retirou a candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco, retornando à Frente Popular. Em troca, o PSB rifou a postulação do ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda ao Governo de Minas Gerais.
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.