publicidade
27/01/20
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

‘Humberto Costa vai ter que engolir Marília Arraes’, rebate crítica Silvio Costa Filho

27 / jan
Publicado por jamildo em Notícias às 13:42

Saindo em defesa do ex-deputado federal Sílvio Costa, um dos ex-líderes do governo Dilma, o deputado federal Silvio Costa Filho reagiu às declarações do senador Humberto Costa durante o programa Passando à Limpo, da Rádio Jornal, nesta segunda-feira (27), contra o ex-deputado.

Igor Maciel: Humberto quer Marília Arraes fora das eleições 2020 no Recife para não atacar PSB

Humberto Costa aludia a última eleição para o Senado e fez uma crítica velada à deputada federal Marília Arraes, do PT, usando o nome do então aliado Sílvio Costa, que foi candidato ao Senado e recebeu o apoio da petista, em vez do candidato da legenda, o próprio Humberto Costa.

“Humberto não fala a verdade”, diz Silvio Costa Filho.

LEIA TAMBÉM
» Para atingir Marília Arraes, Humberto chama Silvio Costa de ‘bolsonarista’ e relembra apoio

Confira a nota enviada:

“O senador Humberto, de fato, é uma figura estranha.

Em primeiro lugar, quero registrar que apoio a agenda econômica do ministro Paulo Guedes. Essa agenda, que envolve as reformas da Previdência, Tributária e Administrativa, teria que ser feita por qualquer Governo responsável, buscando o ajuste fiscal, a retomada do crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Vale ressaltar que terminamos o ano de 2019 com crescimento de 1% do Produto Interno Bruto e mais de 650 mil novos postos de trabalho.

Em segundo lugar, o senador Humberto Costa deveria fazer uma reflexão sobre os aliados da Frente Popular. Muitos deles votaram de maneira favorável às reformas do Governo, a exemplo dos deputados federais André de Paula (presidente do PSD de Pernambuco); Augusto Coutinho (presidente estadual da legenda); Raul Henry (presidente do MDB-PE); Felipe Carreras (PSB), entre outros. Nem por isso, eles são bolsonaristas.

É importante lembrar, e a história fala por si só, que o senador Humberto Costa fez a campanha para o Senado andando os quatro cantos de Pernambuco ao lado do senador Jarbas Vasconcelos, enquanto este dizia querer ver o ex-presidente Lula preso. Naquele momento, serviu ao senador Humberto estar ao lado do senador Jarbas e daqueles que agrediram o Partido dos Trabalhadores por muito tempo. Na eleição de 2016, do ex-prefeito João Paulo, o PSB acusava o PT de ter quebrado o Brasil e Humberto sabe disso. Depois de tudo isso, Humberto se torna um dos principais aliados da Frente Popular.

“Estou vendo que Humberto Costa vai ter que engolir Marília Arraes. Torço para que a deputada seja candidata a prefeita, pois quanto mais candidatos tivermos, melhor será para o povo do Recife refletir sobre quem tem as melhores ideias e propostas para governar. Nós, do Republicanos, tomaremos a decisão sobre o Recife na hora certa. Temos muito tempo. A pauta da sociedade não é a eleição do Recife. Entendemos que, no momento, o interesse da população é que o Brasil volte a crescer, gerando emprego e renda para a população. Na hora certa vamos falar sobre o Recife.”

Entenda a polêmica

Para atingir Marília Arraes, Humberto chama Silvio Costa de ‘bolsonarista’ e relembra apoio

O senador Humberto Costa (PT) disse que a deputada Marília Arraes apoiou um “bolsonarista” para o Senado nas eleições de 2018. Humberto fez referência ao ex-deputado Silvio Costa (Avante), que teve apoio declarado da parlamentar, à época vereadora do Recife e rifada da disputa para o Governo de Pernambuco.

A afirmação de Humberto ocorreu ao ser questionado na Rádio Jornal sobre a hipótese de Marília Arraes disputar a eleição para a Prefeitura do Recife.

“Qualquer decisão do partido, eu vou incorporá-la, diferentemente dela que não me apoiou na eleição para senador e que não apoiou o candidato que o partido decidiu apoiar que foi o governador Paulo Câmara e apoiou um candidato que é bolsonarista, um candidato a senador que agora é adepto e apoiador de Jair Bolsonaro”, criticou Humberto.

Questionado sobre quem seria o bolsonarista que Marília teria apoiado, Humberto disse: “o ex-deputado Silvio Costa. Ele já tem externado seu posicionamento (em relação a Bolsonaro)”.

» Lula diz que PT deve lançar Marília Arraes para a Prefeitura do Recife
» Marília Arraes critica Geraldo Julio e PSB por responsabilizar Bolsonaro por problemas no Recife
» PT já contrariou Lula ‘várias vezes’, diz Humberto sobre candidatura de Marília

Em 2018, Silvio Costa foi defensor da candidatura de Marília ao Palácio do Campo das Princesas. Como ela não obteve apoio da direção nacional do PT e não foi candidata, Silvio optou pela candidatura ao Senado na chapa que teve Maurício Rands (Pros) como postulante ao Governo de Pernambuco.

Na eleição, Silvio Costa acabou derrotado, em quinto lugar, com 10,23% dos votos, enquanto Humberto Costa (PT) foi o primeiro colocado com 25,76%, à frente do outro eleito e colega de chapa majoritária, Jarbas Vasconcelos (MDB), que teve 21,51%.

Na campanha, Silvio Costa fez duras críticas ao senador Humberto Costa, mas se colocava como defensor dos ex-presidentes Lula e Dilma e como ferrenho opositor do então presidente Michel Temer.

A reportagem procurou o ex-deputado Silvio Costa, mas não obteve êxito.

VEJA TAMBÉM: Decisão de Marília Arraes de sair candidata ou não pode afetar chapa da Direita no Recife

Alianças

Na entrevista, Humberto ainda acrescentou que, nas eleições municipais, o PT não fará alianças com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. “Não vamos fazer aliança com bolsonarista. Vamos fazer aliança com o campo da esquerda”, disse.


FECHAR