publicidade
25/01/20
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Tabata quer convocar ministro para prestar esclarecimentos sobre erros no Enem

25 / jan
Publicado por José Matheus Santos em Notícias às 13:11

A deputada Tabata Amaral (PDT/SP) apresentou um requerimento de convocação ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, para dar explicações sobre erros nas notas do Enem. A petição foi apresentada à Comissão de Educação.

Nesta sexta-feira (24), a deputada anunciou no Twitter que protocolou o pedido no colegiado. “Acabei de protocolar o primeiro requerimento da Comissão de Educação do ano, convocando o Ministro Weintraub para prestar esclarecimento sobre o Enem. Precisamos de respostas sobre o que de fato ocorreu e garantias de que nenhum aluno será prejudicado”, disse Tabata.

O pedido da parlamentar aconteceu no mesmo dia em que a Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação do resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), previsto para a terça-feira (28). O pedido foi feito pela Defensoria Pública da União (DPU).

“É importante garantirmos que todos os alunos tenham as mesmas chances e que ninguém fique para trás por conta dos erros de um governo irresponsável e egocêntrico. A defensoria requer que o MEC prove que os erros foram solucionados, e vamos continuar fiscalizando o cumprimento”, escreveu Tabata no Twitter.

O pedido feito por Tabata precisa ser votado na Comissão de Educação. Se for aprovado, o ministro será obrigado a depor aos parlamentares.

Falha 

No sábado passado (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, admitiu que houve uma falha no exame e explicou que o erro foi provocado pela gráfica responsável pela prova.

O Inep alega que cerca de 6 mil pessoas (0,15%) foram atingidas pela falha inicialmente, mas diz que as pontuações já foram corrigidas.


FECHAR