publicidade
24/01/20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Eleição 2020 em Caruaru será fortemente marcada pelo desejo de mudança, diz pesquisa

24 / jan
Publicado por jamildo em Notícias às 14:15

Uma pesquisa qualitativa realizada para medir a temperatura política na capital do Agreste, no segundo semestre do ano passado, apresentou, em suas conclusões, que a eleição municipal deste ano de 2020 será fortemente marcada pelo sentimento de mudança. Pesquisas qualitativas servem para avaliar cenários e ajudar os partidos a traçarem estratégias nas eleições. Elas medem sentimentos, que podem ser mudados ao sabor da campanha, com o início da campanha eleitoral.

De acordo com o trabalho de pesquisa, para além das disputas de grupos políticos locais, o cenário em Caruaru é de desejo por mudança.

“Há um sentimento generalizado de que há anos são os mesmos grupos e pessoas que se revezam no poder”.

“São feitas referências explícitas aos diversos mandatos de Zé Queiroz e Tony Gel, além do histórico da família Lyra. As pessoas sentem falta de nomes novos e com força política suficiente para liderar Caruaru e levar a cidade para fora a da crise atual”.

“Queiroz e Lyra representam no imaginário das pessoas figuras do passado e o eleitorado deseja mudança. Os caruaruenses estão cansados da estagnação dos últimos anos e sentem que chegou a hora de voltar a pensar no futuro e não apenas “sobreviver”, cita uma das conclusões do estudo.

“Combater a violência e gerar empregos são os dois principais temas de debate na cidade. Nesse sentido, nos últimos anos as pessoas sentem que Caruaru regrediu no tempo”.

Nesta quinta-feira, o blog deu os primeiros insights do levantamento de opinião. De acordo com o estudo, a prefeita tucana de Caruaru Raquel Lyra pode ter problemas na reeleição este ano. Ainda com dificuldades para realizar todas as entregas, antes de entrar no último ano de mandato, a prefeita do PSDB tinha a gestão mal avaliada e poderia ser ameaçada por uma inusitada união local, de opositores, bem tradicionais na política local.

“A possível aliança entre as duas figuras históricas é vista como quase imbatível, mesmo contra a atual prefeita que conta com a “máquina” na mão. Os caruaruenses acreditam que a soma dos grupos de Zé Queiroz e Tony Gel pode criar uma expectativa de poder e um grupo grande o suficiente para fazer frente à família Lyra”, cita um dos trechos do estudo.

O trabalho de pesquisa aponta saídas para os competidores, em busca do voto.

“Em 2020 a eleição em Caruaru será pautada pelo desejo de mudança. Mas, especialmente para os jovens, essa mudança precisa ser embasada em projetos, ideias e um programa de governo objetivo. Mudança pela mudança é associada a perpetuação de práticas políticas atrasadas. O que as pessoas desejam e necessitam é de saídas práticas para os problemas do dia a dia. Nesse sentido, qualquer discurso político precisa tratar das questões mais urgentes para população, como geração de emprego e oportunidades, combate a criminalidade e investimento em serviços públicos de qualidade”, descreve o trabalho.


Representantes de partidos de esquerda se reúnem em Caruaru

Os representantes do PT, PSOL e PCdoB estiveram reunidos na noite desta quinta (23), na sede do Partido dos Trabalhadores.

Eles dizem que a ideia é a construção de agendas que possam observar mais de perto os problemas da cidade e fazer um enfrentamento às políticas aplicadas pelo presidente Bolsonaro.

O grupo diz que pretende iniciar uma série de diálogos, para a construção conjunta de propostas para Caruaru que estejam alinhadas com a classe trabalhadora.

“Apesar dos encontros terem caráter político, as táticas eleitorais de cada partido não estão em discussão neste momento. Outras rodadas de conversas ainda devem acontecer com o PCB, UP, PDT e PSB”, informam.


FECHAR