publicidade
13/01/20

Gestão Geraldo Julio rompe silêncio e explica compra de imóveis para educação

13 / jan
Publicado por jamildo em Notícias às 16:51

A Prefeitura do Recife desapropriou no fim de dezembro o imóvel que fica no número 80 da Avenida Norte, no bairro de Santo Amaro, na área central da cidade. Pelo espaço, a gestão pagou R$ 38 milhões.

O prédio é onde funcionava a faculdade Faupe. O decreto de desapropriação foi publicado no Diário Oficial do Recife no dia 24 de dezembro.

Neste começo de janeiro, a oposição no município e no Estado criticou a operação e sugeriu que haveria supostas irregularidades na compra.

LEIA TAMBÉM
» No Recife, Geraldo Julio promete 1,5 mil entregas, incluindo obras ‘empancadas’
» PCR de Geraldo Julio é a maior beneficiária da divisão dos recursos do pré-sal, em Pernambuco
» Em crítica a Bolsonaro, Geraldo Julio diz que Brasil é ‘fábrica de desigualdades’
» Geraldo Julio não nega disputa ao governo, mas diz estar focado na PCR

Devem funcionar no prédio a sede da secretaria municipal de Educação, um Centro de Apoio Pedagógico (CAP) e uma área escolar.

Procurada, a Prefeitura do Recife não respondeu até a publicação, até esta segunda-feira. O blog pedia explicações oficiais há três dias.

Em agosto, a gestão comprou por R$ 9,5 milhões a nova sede da CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano), também em Santo Amaro.

Veja a nota oficial, enviada ao blog nesta tarde de segunda.

“A Secretaria de Educação do Recife informa que no edifício localizado na avenida Norte Miguel Arraes de Alencar nº 80 funcionará uma escola pública municipal, a primeira do bairro voltada para os Anos Finais do Ensino Fundamental, uma demanda antiga da comunidade, além da nova sede administrativa da Secretaria de Educação do Recife”.

“A nova sede abrigará todos os setores da Secretaria de Educação em um único local, garantindo maior integração e boas condições de trabalho para os gestores e educadores da secretaria”.

“Já o imóvel localizado no IPSEP, onde funcionava uma escola particular, vai abrigar um complexo educacional com duas escolas e uma creche, também atendendo a uma demanda por vagas da região.”

A Secretaria de Educação reforça ainda que a área é prioridade desta gestão, que já inaugurou 19 novas unidades escolares e requalificou outras 18. Por meio do Programa Novo Clima, 95% da rede já foi climatizada e chegará a 100% ainda este ano.

Além disso, Recife teve o maior crescimento percentual das capitais brasileiras no último IDEB. Entre as chaves para o sucesso, ações e programas que incentivam o protagonismo e a atenção dos jovens, como por exemplo, a Robótica na Escola, que fez com que os alunos do Recife conquistassem o tricampeonato nacional e participassem de quatro campeonatos mundiais de robótica.”

“Também é destaque a Educação Especial. Nos últimos cinco anos a rede municipal do Recife detectou um aumento de 59,67% de matriculas de alunos com deficiência, autismo e altas habilidades/superdotação.

A rede conta com uma série de recursos de tecnologia assistiva que auxiliam no desenvolvimento desses alunos, tornando Recife uma referência na área.”


FECHAR