publicidade
07/12/19
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Cientista político explica metodologia da pesquisa IPE sobre eleição para prefeito do Recife em 2020

07 / dez
Publicado por jamildo em Notícias às 16:42

Rodolfo Costa Pinto – Cientista político, sócio-diretor do IPE Estratégia (www.ipestrategia.com.br)

A pesquisa realizada pelo IPE e divulgada neste sábado pelo Blog de Jamildo foi realizada através de uma metodologia telefônica. As entrevistas foram realizadas entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Foram entrevistadas 1.500 pessoas, com uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo em relação aos resultados do total da amostra.

O estudo é conduzido através do sistema IVR (Interactive Voice Response), onde os participantes recebem uma ligação com uma gravação e respondem perguntas através do teclado do telefone ou celular.

A seleção dos números discados é feita de maneira aleatória pelo discador. A amostra inclui números fixos e celulares para minimizar vieses amostrais.

Apenas são consideradas entrevistas nas quais todas as questões são respondidas. Entrevistas parciais, quando alguma questão não é respondida, são descartadas para não gerar distorções na base de dados.

Além dos cuidados especiais na preparação da amostra o IPE também pondera o resultado final pelas variáveis de sexo, idade e grau de instrução com base nos dados disponibilizados pelo TSE. A ponderação é um procedimento estatístico que visa compensar eventuais desproporcionalidades entre a amostra e a população pesquisada. O objetivo é que a amostra reflita da maneira mais fiel possível o universo dos entrevistados.

Realizar pesquisas de opinião é fazer escolhas. Pesquisas face-a-face possibilitam entrevistas mais longas, com mais questões, porém são consideravelmente mais caras que pesquisas telefônicas. Este fato tende a reduzir o número de pesquisas de opinião publicadas sobre os mais diversos temas, sejam questões eleitorais, avaliação das administrações ou a opinião das pessoas sobre acontecimentos do dia a dia.

O fator tempo de realização das entrevistas influi no tamanho do questionário. Por essa razão apenas dois cenários de intenção de voto no primeiro turno foram testados. Com as futuras definições sobre candidaturas e as alianças partidárias, outros cenários serão testados.

Esse fato empobrece o debate público. Hoje em dia as pesquisas telefônicas nos permitem realizar pesquisas de boa qualidade e com um custo reduzido. E quanto mais pessoas forem ouvidas, seja através de pesquisas de opinião ou entrevistas jornalísticas, melhor a qualidade da nossa democracia.


FECHAR