publicidade
02/12/19
Foto: AFP
Foto: AFP

Após retaliação dos EUA ao Brasil, Bolsonaro diz que ligará para Trump

02 / dez
Publicado por Douglas Fernandes em Notícias às 10:17

Com informações do JC Online

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (2), que o país vai “retomar imediatamente as tarifas sobre aço e alumínio” importados do Brasil e da Argentina como reação a uma suposta “massiva desvalorização” proposital das moedas desses países em relação ao dólar. Em publicação no seu perfil no Twitter, Trump disse que essa desvalorização está prejudicando os agricultores americanos. 

“Brasil e Argentina têm sofrido uma massiva desvalorização das suas moedas, o que não é bom para nossos produtores agrícolas. Assim sendo, irei retomar imediatamente as tarifas sobre aço e alumínio que são importadas desses países para os Estados Unidos”, tuitou Trump, em tradução livre.

LEIA TAMBÉM
» Trump descumpre promessa a Bolsonaro e EUA não apoiam Brasil na OCDE

“O Federal Reserve (Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos) deve agir para que esses países, que não são poucos, não se aproveitem do nosso forte dólar, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossas manufaturas e produtores agrícolas exportarem seus produtos. Juros menores e afrouxamento – Fed!”, publicou em outro tuíte.

Questionado sobre a medida na saída do Palácio do Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que tem “canal aberto”  com Trump e que “se for o caso”, ligará para o americano.

“Vou falar com o Guedes hoje. Alumínio? Vou falar com o Paulo Guedes agora. Vou conversar com o Paulo Guedes. Se for o caso, ligo para o Trump. Eu tenho um canal aberto com ele. Converso com o Paulo Guedes e depois dou uma resposta, para não ter que recuar”, disse, conforme relatado pelo Broadcast Político, do Estadão.


FECHAR