publicidade
24/11/19
Foto: Câmara do Recife/Divulgação
Foto: Câmara do Recife/Divulgação

Políticos lamentam morte do vereador Carlos Gueiros

24 / nov
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 14:15

Políticos pernambucanos lamentaram a morte do vereador do Recife Carlos Gueiros (PSB), neste domingo (24). Decano da Câmara Municipal, ele estava no sétimo mandato e tinha 78 anos.

Gueiros estava internado em São Paulo e teve insuficiência da válvula mitral, uma estrutura do coração.

LEIA TAMBÉM
» Morre, aos 78 anos, o vereador Carlos Gueiros

Em nota, o presidente da Câmara do Recife, Eduardo Marques (PSB), afirmou que Carlos Gueiros era uma “referência de homem público” que “sempre se pautou pela ética, moralidade e amor por esta cidade”.

“Pessoalmente, perco um companheiro com o qual convivi nos últimos 27 anos. Um parlamentar sempre pronto a ajudar e guiar nos caminhos do Legislativo”, disse Marques. “À família deixo mais profundos sentimentos. Que possam encontrar em Deus o conforto para esse momento tão duro”.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o vice, Luciano Siqueira (PCdoB), usaram o Twitter para manifestar pesar com a morte de Carlos Gueiros.

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, afirmou ter recebido a notícia da morte de Carlos Gueiros com “profunda tristeza”. “Reconhecido por ser um dos maiores conhecedores da Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife, Carlos Gueiros teve sua vida parlamentar pautada pela ética, compromisso e dedicação ao povo recifense. A cena política da capital pernambucana perde um importante quadro, que teve sete mandatos como vereador e ocupou importantes Comissões Legislativas. Aos familiares, amigos e eleitores, nosso desejo de solidariedade nesse momento de dor”.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), também lamentou a morte de Carlos Gueiros.

“É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo Carlos Gueiros, grande regimentalista da Câmara de Vereadores do Recife. Vereador desde 1992, decano da Casa José Mariano, extremamente dedicado ao Recife, Gueiros foi nosso colega quando passamos pela Câmara e essa convivência que tivemos faz com que a sua ausência seja ainda mais sentida”, disse. “Que Deus conforte seus familiares e amigos. Em nome da Assembleia Legislativa de Pernambuco, manifestamos nossas condolências”.

Vereadores

O líder da oposição na Casa, Renato Antunes (PSC), usou o Twitter para lamentar a morte de Carlos Gueiros.

O vereador João da Costa (PT) lembrou disse ter tido uma relação de respeito com Carlos Gueiros.

“Quero prestar minha solidariedade a todos que conviveram com Gueiros. Ao longo dos últimos anos, convivemos juntos enquanto fui secretário, prefeito do Recife e, agora, como vereador e nesse período, embora tivéssemos posições políticas antagônicas, construímos uma relação pautada pelo respeito mútuo e pelo bem-estar de nossa população. Desejo que Deus dê conforto aos seus familiares e amigos”, afirmou o petista em nota.

O vereador Samuel Salazar (MDB) lembrou que Carlos Gueiros era chamado de professor. “A Câmara do Recife perde um regimentalista, que seguia à risca as normas da casa, ensinava todas elas e cobrava esse compromisso de todos. O Recife perde um exímio legislador, que deixa um legado de exemplo e compromisso. Ficamos com a lembrança desse professor, como carinhosamente alguns vereadores o chamavam, inclusive eu”.

Pelo Twitter, Hélio Guabiraba afirmou que Carlos Gueiros era um “conselheiro importante”.

O vereador Jayme Asfora (sem partido) disse que Gueiros era “um dos mais árduos defensores da independência do Legislativo”.

“Ao longo dos últimos 7 anos, tive o privilégio de conviver e aprender muito com o Vereador e amigo Carlos Alberto Gueiros. Tivemos inúmeras divergências – sempre no campo das ideias. No entanto, isso jamais impediu o respeito e apreço mútuos que cultivamos durante todo esse tempo. A Câmara do Recife perde não só o seu decano, como um dos seus mais talentosos membros. Gueiros era ainda um dos mais árduos defensores da independência do Legislativo. Tinha minha admiração. Fará muita falta, sobretudo nesses dias difíceis que assolam a política brasileira. A toda família, amigos e equipe, meus mais profundos sentimentos”, disse Asfora em nota.

O ex-vereador e atual  deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) disse que “aprendeu muito” com Gueiros enquanto exercia seu mandato na Câmara do Recife em 2005.

“Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo vereador do Recife Carlos Gueiros. Decano da Casa, ele sempre fez política com seriedade e compromisso com o povo do Recife. Em 2005, tive o privilégio de exercer o mandato de vereador ao seu lado, onde aprendi muito. Gueiros sempre teve um papel importante nos temas sociais e econômicos da cidade. Não tenho dúvidas que o trabalho que ele realizou ficará na memória de todos nós. Meus sentimentos ao seu filho Beto Gueiros, à família, além dos amigos que ele reuniu ao longo de sua vida pública”, disse em nota.


FECHAR