publicidade
11/11/19
Imagem: reprodução/First Draft
Imagem: reprodução/First Draft

Comprova promove aula ao vivo com dicas para não cair em fakes nesta terça

11 / nov
Publicado por jamildo em Notícias às 17:11

O Blog de Jamildo vai transmitir nesta terça-feira (12), a partir das 9h, um aula de verificação com o editor-chefe do Comprova, Sérgio Lüdtke, e integrantes do projeto. A palestra vai ensinar como se proteger da desinformação e não propagar conteúdos falsos.

Serão dicas para desconfiar de informações sem fonte, por exemplo, e de como fazer a busca reversa de imagens. O painel será aberto ao público na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e o vídeo ficará disponível no Blog de Jamildo.

O Comprova teve a sua primeira edição em 2018, para checar boatos relacionados às eleições presidenciais. Desde julho, o projeto voltou verificando informações sobre políticas públicas do governo federal.

Assista:

No Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), as checagens são publicadas no Blog de Jamildo, no JC Online e no Jornal do Commercio, aos domingos. Além disso, são comentadas diariamente no programa Balanço de Notícias, na Rádio Jornal.

Além do SJCC, integram a coalizão 23 veículos de comunicação do país: AFP (Agence France-Presse), ?Band.com.br?, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S. Paulo, GauchaZH, A Gazeta, Jornal Correio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Rádio Bandeirantes, revista Piauí, SBT e UOL.

O Comprova segue até o dia 15 de dezembro.

Saiba mais

O Comprova é um coalizão de veículos jornalísticos que voltou a atuar a partir de julho de 2019 para combater a desinformação sobre políticas públicas na internet

Em sua segunda edição, o Comprova reúne 24 veículos de imprensa de todo o país. No ano passado, o Comprova teve como missão monitorar e desmentir boatos relacionados à eleição presidencial.

Entre os integrantes da coalizão — que segue trabalhando de forma colaborativa até o encerramento desta segunda edição, em 15 de dezembro — estão AFP (Agence France-Presse), Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S. Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Jornal Correio, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

Jornalistas dos veículos participantes receberam treinamento para checar a veracidade de informações que circulam na internet e nas redes sociais, seguindo a metodologia da organização não-governamental ?First Draft?, idealizadora do primeiro Comprova. Alguns desses recursos serão compartilhados com o público no evento, como as técnicas de busca reversa de imagens e vídeos, e dicas para desconfiar de conteúdos sem fonte identificada que chegam a nossos celulares e mídias sociais.

Além da verificação de fatos, o Comprova está empenhado em promover ações educativas, como a difusão de cursos e eventos online para o combate à desinformação.

A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp, e é coordenada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

A coordenação do Comprova trabalhou sediada em São Paulo, no curso de jornalismo da FAAP, sua parceira institucional.


FECHAR