publicidade
05/11/19
Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Vem Pra Rua faz ato no Recife para pressionar Congresso por PEC da 2ª instância

05 / nov
Publicado por Douglas Fernandes em Notícias às 18:12

Com a expectativa de que a prisão após condenação em segunda instância seja derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (7), o Vem Pra Rua fará ato neste sábado (9) em 78 cidades para pressionar o Congresso a aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da 2ª instância. No Recife, os manifestantes se concentrarão, às 14h, em frente à Padaria Boa Viagem.

O ato estava, inicialmente, marcado para o último domingo (3). Após um pedido do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que a data fosse alterada por coincidir com o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o movimento resolveu adiar para este sábado (7).

» Vice-governadora de Pernambuco comemora votos no STF pela prisão apenas após trânsito em julgado: ‘confiante e feliz’

Segundo uma das integrantes do movimento em Pernambuco Maria Dulce, “a pressão maior tem que ser no Congresso” porque o resultado do julgamento sobre a prisão após condenação em segunda instância está “sacramentado” contra a medida. “A não ser que o presidente do STF, Dias Toffoli, resolva ser o salvador”, disse a ativista.

O terceiro dia de julgamento do tema foi encerrado, nessa quinta-feira (24), quando o placar no Supremo estava em 4 a 3 a favor de manter a prisão. Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux votaram a favor da regra atual. Já Marco Aurélio Mello, relator das três ações contra a prisão, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski votaram pela revogação da prisão após a condenação em segunda instância. Restam os votos de Carmém Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Toffoli.

 


FECHAR