publicidade
01/11/19

Estado vai ser avalista de empréstimos da Compesa

01 / nov
Publicado por jamildo em Notícias às 14:00

O governador Paulo Câmara (PSB) enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa, para autorizar o Estado de Pernambuco a ser avalista em empréstimos da Compesa, estatal estadual de águas e saneamento.

O objetivo é facilitar a tomada de empréstimos pela Compesa, já que o Estado de Pernambuco pode apresentar maiores garantias, inclusive descontos diretos em fundos federais recebidos pelo Estado.

Os empréstimos serão destinados a obras que colaborem com o crescimento do Estado, segundo o projeto.

“Faz-se necessário potencializar a estratégia da COMPESA de captação de recursos junto a parceiros do sistema financeiro, dentro de condições de custo e benefício as mais vantajosas para o Estado, a fim de manter-se o ritmo de crescimento do Estado de Pernambuco”, disse o governador.

Para o Governo do Estado, o projeto representa “mais uma ação governamental imprescindível à continuidade das medidas voltadas ao desenvolvimento do Estado, garantindo a infraestrutura necessária à atração de investimentos e influenciando na melhoria da saúde e na qualidade de vida dos pernambucanos”.

Paulo Câmara pediu regime de urgência na votação deste projeto pelos deputados estaduais.

A mudança vem logo após a mudança na diretoria da Compesa, em agosto.

Manuela Marinho substituiu Roberto Tavares após o executivo ficar sete anos à frente da Compesa.

 

Rede de esgoto em Boa Viagem

A Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, receberá intervenções objetivando a melhoria operacional do sistema de esgotamento sanitário.

A ação teve início às 22 horas da quinta (31) e prosseguirá até 20 de novembro, no trecho compreendido entre as Ruas Ribeiro de Brito e Serinhaém, sempre no horário noturno (das 22h às 06h), com o objetivo de reduzir o impacto no cotidiano das pessoas.

A iniciativa consiste na implantação de 115 metros de tubulações de esgoto, além da construção de dois poços de visitas (equipamentos por onde são realizados os serviços de manutenção). Durante a execução dos serviços, haverá interdição parcial das duas faixas da esquerda da Avenida Conselheiro Aguiar, devendo os motoristas ficarem atentos à sinalização da obra.

De acordo com a estatal, essa ação de melhoria se soma aos esforços da Compesa para levar mais saneamento para Boa Viagem, uma dos bairros mais populoso do Recife, e também a Imbiribeira, ambos localizados na Zona Sul da cidade, que estão recebendo obras para implantação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto.

“Com essas intervenções, será concluída a construção de todo sistema que contemplará os dois bairros, que passarão a ter uma cobertura de mais de 90% de esgotamento sanitário, beneficiando 150 mil pessoas”.


FECHAR