publicidade
30/10/19
Foto: Marly Ribeiro/Divulgação
Foto: Marly Ribeiro/Divulgação

Prefeitura de Ipojuca responde a ranking idealizado por ONG de direita

30 / out
Publicado por Fillipe Vilar em Notícias às 14:56

Nesta quarta-feira (30), a prefeitura de Ipojuca divulgou uma nota afirmando que “repudia veementemente” o ranking idealizado pela ONG Liberdade Pernambuco. A lista da organização elenca entre “melhores” e “piores” todas as prefeituras pernambucanas, em áreas como “Finanças”, “Educação”, “Sáude” e “Segurança”.

Segundo a gestão da prefeita Célias Salles (PTB), está na 171ª colocação no ranking de Saúde. Uma das últimas colocadas. A prefeitura afirmou que o ranking “considerou apenas um único indicador do DATASUS, cuja última atualização é de 2017, para fazer um ranking dos municípios. A superficialidade do dado e a atemporalidade do embasamento induzem a população ao erro”.

“É preciso esclarecer que o Ministério da Saúde pactua um total de 23 indicadores para analisar a saúde pública do Ipojuca (SIS-PACTO). Destes, em 2018, o município atendeu 78% em critérios como mamografia, citologia, vacinação cobertura da Atenção Básica e Saúde Bucal, entre outros”, continua a nota.

Leia a nota na íntegra

Nota à imprensa
A Prefeitura do Ipojuca repudia o levantamento realizado pela ONG Liberdade em que, na área de Saúde, por exemplo, considerou apenas um único indicador do DATASUS, cuja última atualização é de 2017, para fazer um ranking dos municípios. A superficialidade do dado e a atemporalidade do embasamento induzem a população ao erro. É preciso esclarecer que o Ministério da Saúde pactua um total de 23 indicadores para analisar a saúde pública do Ipojuca (SIS-PACTO). Destes, em 2018, o município atendeu 78% em critérios como mamografia, citologia, vacinação cobertura da Atenção Básica e Saúde Bucal, entre outros.

Já há alguns anos, Ipojuca (que possui cerca de 94 mil habitantes) é referência na área de Saúde no estado. Sua rede de saúde oferece à população 20 equipes da Saúde da Família, 4 Policlínicas com 23 especialidades, 1 Laboratório municipal 24h, 1 Centro de Diagnóstico por Imagem, 1 Centro Especializado de Reabilitação de Pessoas com Deficiência; 1 Centro de Urgência Odontológica 24h, entre outros serviços. Na rede de urgência/emergência possuímos 6 Unidades de Urgência e 1 maternidade, enquanto o Ministério da Saúde preconiza que para cada 100 mil habitantes, o município tenha 1 Unidade de Urgência.

A Prefeitura do Ipojuca reitera seu compromisso em cuidar da saúde dos ipojucanos e já garantiu a posição de município que mais investe em Saúde no estado de Pernambuco.


FECHAR