publicidade
25/10/19
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

ONG de direita ranqueia gestões de prefeitos em Pernambuco

25 / out
Publicado por Fillipe Vilar em Notícias às 15:39

A ONG Liberdade Pernambuco, que defende valores do liberalismo econômico, lançou o site Ranking de Prefeitos de Pernambuco, que elenca as gestões municipais no estado. A página está no ar desde a última quinta-feira (24). De acordo com o empresário Augusto Jatobá, a iniciativa do ranking é para unir em um só lugar os dados públicos sobre eficiência em diversos setores da administração.

No site, existem rankings — de “melhores” e “piores” — divididos pelos pelas áreas de Finanças, Transparência, Empregos, Saúde, Educação e Segurança. Além dos rankings, existe uma sessão chamada “investigações”, onde são apontados os gestores investigados por supostas irregularidades.

De acordo com a ONG, os números são colhidos de bancos de dados públicos, do Ministério Público, Tribunal de Contas, Polícia Federal, Polícia Civil, SUS e Ministério da Educação. Segundo Jatobá, outra meta é trazer “mais objetividade” ao debate político, sem prerrogativas ideológicas.

O empresário afirma que a ONG, definida como suprapartidária, se mantém com doações dos próprios membros. Alguns participantes, segundo o empresário, são filiados aos partidos DEM, Novo, PSL e Cidadania. Contudo, nenhum dos membros teria mandato.

Jatobá, que já foi filiado ao Novo, também diz que a organização é, sobretudo, defensora dos valores da liberdade econômica. De direita. 

“Uma pessoa de esquerda até tentou se integrar, mas explicamos que ali não era a praia dele”, disse o empresário. “Estamos estudando colocar outros índices para serem levados em consideração, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”, afirmou.

Ranking

Segundo as listas da ONG, a prefeitura com melhor eficiência em finanças é a de Cachoeirinha, de Ivaldo (PSB). Já em transparência, é a de Jaboatão dos Guararapes, de Anderson Ferreira (PL). Em empregos, Inajá lidera, administrada por Adilson Timóteo Cavalcanti (PL).

Na saúde, a gestão de Aline Freire (PL), de Terra Nova, é considerada a líder. Dr. Wilson (SD), de Barra de Guabiraba teria a melhor educação entre as prefeituras. Eliane Soares (PL), da cidade de Santa Cruz, teria a melhor gestão em segurança.

Jatobá alerta, contudo, que os números, na verdade, podem ser enganosos. “Em muitos casos, o melhor é o menos pior. Se num índice que vai de, supomos, 0 a 10, o líder tem 3,5, ele não teria nada de que se orgulhar. Tem prefeitos que se estão postando como se estivessem muito bem, mas quando atualizarmos o ranking eles podem cair de primeiro ou segundo para centésimo”, avaliou.

“A importância do ranking é trazer esses temas para a discussão pública. Existem outros rankings, de esquerda ou de direita, que sempre colocam gestores de partidos ligados a cada ideologia como os melhores. Nosso objetivo é ter isenção. O importante é trazer o debate”, pontuou Jatobá. Segundo o empresário, a periodicidade de atualização dos dados ainda está sendo debatida.


FECHAR