publicidade
25/10/19
Detentos trabalham na retirada do óleo (Foto: Hélia Scheppa/SEI)
Detentos trabalham na retirada do óleo (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Governo e empresários encomendam estudos para atestar segurança de banho em praias

25 / out
Publicado por Fillipe Vilar em Notícias às 16:54

Empresários do ramo turístico e o governo do estado de Pernambuco tem procurado atestar a segurança do banho de mar nas praias do litoral pernambucano. A Associação para Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros (Adesc) encomendou na terça-feira (22) um laudo técnico para avaliar a contaminação por óleos e graxas na praia localizada em Tamandaré, litoral sul.

Segundo a Adesc, a praia está “limpa no que se refere a resíduos de petróleo cru, estando a água do mar apta para o banho”. A associação também encomendou um laudo para detectar a presença de derivados do petróleo — chamados de hidrocarbonetos —  na água do mar. A coleta está prevista para o próximo sábado (26). O resultado deve sair entre os dias 30 e 31 de outubro.

Governo analisa praias

Em paralelo, o governo Paulo Câmara (PSB) também encomendou uma série de laudos para detectar a presença de hidrocarbonetos nas praias do Paiva, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Carneiros, Maracaípe, Muro Alto, Suape, Itapuama, Gaibú e Pedra do Xaréu.

O trabalho será feito no laboratório da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), acompanhado pelos professores do Departamento de Oceanografia da UFPE, Gilvan Yogui e Eliete Lamardo. A amostra é composta por cerca de um litro de água, coletada no mar a uma distância de, no mínimo, 500 metros da outra.

Extensão do acidente

Nesta sexta-feira (25), a atividade ocorrerá nas praias do Janga e Pau Amarelo, no Paulista, além do município de Itamaracá. Na quinta-feira (24), o total de óleo coletado pelo governo desde o primeiro dia chegou 1.358 toneladas. Segundo a gestão, o material foi entregue ao Centro de Tratamento de Resíduos Pernambuco.

Na quinta, as manchas de óleo foram localizadas em outras 8 praias, todas com fragmentos de pequenas proporções, e um estuário. O óleo foi encontrado nas praias de Jaguaribe, do Pilar e Enseada dos Golfinhos, na Ilha de Itamaracá; Gaibú, no Cabo de Santo Agostinho; e a praia de Nossa Senhora do Ó, no Paulista. Segundo o governo, já são 28 praias atingidas em dez municípios, sendo duas em Tamandaré, uma em Barreiros, cinco em Sirinhaém; quatro em Ipojuca; uma em Rio Formoso; sete no Cabo de Santo Agostinho; uma em Jaboatão dos Guararapes; uma em São José da Coroa Grande; três no Paulista e três na Ilha de Itamaracá.


FECHAR