publicidade
22/10/19

Igreja vai usar óleo para chamar atenção para pescadores de Suape

22 / out
Publicado por jamildo em Notícias às 13:55

O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e o bispo auxiliar dom Limacêdo Antonio farão uma visita solidária, na tarde desta quarta-feira (23/10), à comunidade pesqueira de Suape, atingida pelos derramamentos de óleo que estão acontecendo em todo o litoral nordestino.

A igreja faz campanha desde sempre afirmando que a comunidade do Cabo já é atingida pelos impactos ambientais causados pelo Porto de Suape e agora sofre com o recente derramamento de óleo nas praias.

Os bispos foram convidados pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) regional para conhecer de perto o impacto do crime ambiental na vida das comunidades pesqueiras locais.

A programação inclui encontro, às 14 horas, com pescadores locais e agentes da Pastoral dos Pescadores de vários estados do Brasil, que estão reunidos na sede da pastoral, em Olinda (PE), e que participarão da visita.

Em seguida, às 14h30, os bispos pegarão um barco para visitar uma área de mangue, ao longo do rio Massangana, que foi atingida pelo óleo.

“Além do impacto no meio ambiente, preocupa aos agentes de pastoral a maneira como o derramamento de óleo pode afetar a saúde dos pescadores e pescadoras artesanais, além da qualidade do pescado. Há informações de cientistas que afirmam que resquícios do óleo podem durar pelos próximos 20 anos nas praias nordestinas”, informa a Igreja.

Os agentes da Pastoral dos Pescadores estão colaborando nas regiões do litoral nordestino onde atuam, com o processo de organização dos pescadores e pescadoras artesanais no enfrentamento da situação.


FECHAR