publicidade
18/10/19
Foto: Heudes Regis/SEI
Foto: Heudes Regis/SEI

Paulo Câmara cria comitê para monitorar derramamento de óleo em Pernambuco

18 / out
Publicado por Douglas Fernandes em Notícias às 11:17

O governador Paulo Câmara (PSB) mobilizou, nesta sexta-feira (18), uma “Sala de Situação” no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para monitorar as manchas de óleo que chegaram ao litoral de Pernambuco. O comitê reúne representantes das Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, da Defesa Civil e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que já atuam nas ocorrências.

Nessa quinta-feira (17), técnicos do governo localizaram as manchas após vistorias realizadas pela manhã e tarde no Litoral Sul do Estado, utilizando helicópteros e embarcações. Segundo a gestão, foram coletados 1,2 mil litros de óleo em alto mar e confirmada a presença de uma mancha de aproximadamente um metro de diâmetro na foz do Rio Una, no município de São José da Coroa Grande. Ainda de acordo com a administração estadual, foram mobilizadas 70 pessoas nas ações.

LEIA TAMBÉM
» Veja o que se sabe sobre as manchas de óleo em Pernambuco
» Governo se mobiliza para tentar conter chegada de óleo em Porto de Galinhas e Maracaípe

“Estamos acompanhando de perto a questão das manchas de óleo que voltaram a aparecer no nosso litoral. A estratégia montada nesta quinta deu certo; conseguimos localizar as manchas antes de atingirem a faixa de areia e foi recolhida pouco mais de uma tonelada do material. Vamos continuar com essa mesma prontidão nos próximos dias, mas é importante que o governo federal identifique a fonte desses vazamentos para que novas contaminações não voltem a acontecer”, afirmou Paulo Câmara.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, afirmou que o trabalho continuará nesta sexta-feira (18) e envolverá cerca de 200 pessoas. “Pernambuco vem monitorando esse problema e vamos intensificar a nossa atuação, pois o trabalho preventivo é fundamental, e amanhã faremos novos sobrevoos”, disse o secretário.


FECHAR