publicidade
09/10/19
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Câmara do Recife realiza homenagem ao ex-vereador Luiz Vidal

09 / out
Publicado por Douglas Fernandes em Notícias às 12:53

Uma sessão solene em homenagem aos 10 anos da morte do ex-vereador Luiz Vidal promete reunir políticos de muitas gerações, ex-governadores de Pernambuco, amigos e familiares, nesta quinta-feira (10), no plenário da Câmara Municipal do Recife. A solene, que acontece às 14h, foi convocada pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido).

“Vidal era comprometido com as pessoas. Tive a felicidade e a honra de trabalhar dois mandatos com ele. Eu fui uma de suas lideranças. Foi uma época de muito aprendizado. Vidal se tornou meu amigo e estou muito feliz em poder prestar essa homenagem. Será um momento que ficará marcado nos anais desta Casa Legislativa”, destacou.

LEIA TAMBÉM
» PSB faz nova ofensiva para filiar vereadores do Recife e fortalecer chapa

Luiz Vidal foi um dos fundadores do MDB em Pernambuco junto com o senador e ex-governador Jarbas Vasconcelos, o ex-senador Marcos Freire, o ex-deputado federal Marcos Cunha, e outros companheiros. Foi vereador por dois mandatos nos anos 70 e, desde 1992, foi reeleito quatro vezes consecutivas à Câmara. Em 2006, foi candidato a governador do estado pelo PSDC, sigla à qual se filiou em 1996.

Foto: arquivo pessoal

A viúva de Vidal, Beatriz Vidal, agradeceu a iniciativa. “A Câmara Municipal é a câmara do povo e como tal cumpre o seu papel abrindo as portas para homenagear o vereador com tantos mandatos. A homenagem não é só para Vidal e sim para todos os vereadores que estão aqui na Casa, que estiverem na Casa e os que vão entrar com a vontade de ser o verdadeiro representante do povo”, disse.

Trajetória

Filho de Dalva Costa Silva e Luiz Vidal Garcia, Luiz Vidal nasceu em 9 de julho de 1947, em Salvador, mas sua atuação foi marcada na capital pernambucana. Advogado formado na Universidade Católica de Pernambuco, em 1972, Luiz Vidal teve uma vida voltada para a política.

Sua militância política começa em 1967 se tornando chefe de gabinete do então deputado estadual Jarbas Vasconcelos, à época, oposição na Alepe. Ano seguinte presidiu o Comitê diretor de propaganda da campanha vitoriosa de Marcos Freire ao Senado Federal. Na mesma eleição, Jarbas também foi eleito deputado federal.

Em 1976, se elege pela primeira vez como vereador do Recife. Em 1980, foi escolhido vereador mais atuante do ano. Em 1986, participou ativamente da campanha que levou Arraes ao segundo mandato de governador. Na época, Vidal foi escolhido para comandar a Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Dentro do Instituto, inovou. Em 1991, se torna diretor estadual de serviço de proteção ao consumidor Procon-PE, época em que se criou o Código de Defesa do Consumidor. Ajudando na implantação do código no Estado em uma época que em que o país enfrentava uma grave crise econômica.

Em 2000, se reelege pelo. Conquistou o sexto mandato, em 2004, e se elege vice-presidente da mesa diretora da Câmara. Faleceu aos 62 anos.


FECHAR